AutoCAD Aula 17: Trabalhando com referências externas (XREF) | autocad para construção de edifícios

AutoCAD Aula 17: Trabalhando com referências externas (XREF)


Para os profissionais que trabalham com projetos executivos, existe uma ferramenta fundamental no AutoCAD que, infelizmente, nem todos conhecem ou sabem usar: comando XREF. A partir do mesmo, é possível criar um arquivo base que servirá para todos os projetos: detalhamento da alvenaria, locação dos pontos de iluminação e de elétrica, detalhamento do gesso, planta de reforma, planta de acabamentos, etc. 

Mas, qual é a vantagem em se usar este arquivo base?  Suponha que você esteja finalizando o projeto executivo de uma residência: desenhos compatibilizados, cotados, com hachuras, enfim, quase tudo pronto. Imagine que o cliente solicite uma modificação no layout de algum ambiente e que insira mais um dormitório no projeto. Seria necessário modificar arquivo por arquivo, inclusive o projeto de prefeitura, ok? Já passei por esta situação várias vezes e posso dizer que, mesmo remunerado, nunca ficava animada com o retrabalho, pois sabia como demoraria para refazer hachuras, cotas, paredes em cada arquivo. E justamente ai está a vantagem do comando XREF: a modificação do arquivo base é automaticamente atualizada em todos os arquivos que o estejam usando como referência. É claro, porem, que haverá ajustes pontuais nos outros desenhos como, por exemplo, a adequação dos pontos de elétrica e de iluminação.

Como exemplo, mostrarei a vocês como criar um arquivo base do apartamento em estudo e usá-lo como referência externa para qualquer projeto. E, em uma das próximas aulas, aplicaremos o comando para detalhamento de áreas molhadas. 

1. Crie uma única pasta para salvar o arquivo base e os arquivos dos projetos para facilitar operacionalmente ao longo do trabalho. Se preferir, pode trabalhar com pastas diferentes, porém, se transferir os arquivos para um pendrive ou outro computador, o AutoCAD perderá o link com o arquivo base e você precisará restaurá-lo em todos os demais arquivos. É para evitar este retrabalho que recomendo uma única pasta.
2. Crie o arquivo base com o qual trabalhará, nomeando-o, de preferência, como xref-nome.dwg. O ideal é que a planta base contenha apenas as informações necessárias, não esteja cotada e a hachura esteja apenas na alvenaria conforme exemplo da Figura 17.1. O layout permanece, pois é fundamental para definição dos pontos de iluminação, elétrica, definição do gesso, ar condicionado, dentre outros projetos. O nome do arquivo base do apartamento modelo será xref-base.dwg.


Figura 17.1: Planta base do apartamento modelo


3. Abra um novo arquivo, de preferência com os blocos e ferramentas com os quais trabalhará. Se for locar os pontos de elétrica ou os pontos de iluminação, por exemplo, o ideal é que seu arquivo já contenha a legenda com os blocos a serem inseridos na planta. Nesta aula, nomearemos o arquivo de elétrica como arq-elétrica.dwg e o de iluminação como arq-iluminação.dwg. É comum usar arq no nome dos arquivos para que os mesmos não sejam confundidos com os arquivos definitivos de responsabilidade do engenheiro eletricista.


 
Figura 17.2: Exemplo de legenda e blocos de elétrica


Figura 17.3: Exemplo de legenda e blocos de iluminação


4. Certifique-se que o arquivo xref-base.dwg esteja  fechado para evitar que você trabalhe diretamente no mesmo por engano. Com o arquivo arq-elétrica.dwg aberto, digite XREF + enter.
5. Na janela EXTERNAL REFERENCES (Figura 17.4), clique no ícone Attach DWG para carregar o arquivo xref-base.dwg.


Figura 17.4: Ícone Attach DWG na janela EXTERNAL REFERENCES


6. Selecione o arquivo base e clique em Open. No nosso caso, é o arquivo xref-base.dwg conforme Figura 17.5.


 Figura 17.5: Selecionando o arquivo base a partir do comando XREF


7. Selecione a opção Insertion Point e clique em OK conforme Figura 17.6.


Figura 17.6: Selecionando Insertion Point


8. Feche a janela EXTERNAL REFERENCES (Figura 17.7) e clique em um ponto da área de trabalho para carregar o arquivo base.


 Figura 17.7: Fechando a janela EXTERNAL REFERENCES 


9. Se a planta base não aparecer, tente usar o comando ZOOM EXTEND (Z + enter seguido de E + enter) para mostrar todo o conteúdo do arquivo na tela de trabalho do AutoCAD.
10. A planta base foi carregada no arquivo arq-elétrica.dwg como um bloco, mas não um bloco convencional, pois não pode ser explodido (tente usar o comando EXPLODE para conferir).  Agora podemos continuar o desenho, inserir os pontos de elétrica na planta, lembrando-se que as modificações na alvenaria ou layout, por exemplo, só poderão ser feitas no arq-base.dwg.


  Figura 17.8: Inserindo a planta base no arquivo arq-elétrica.dwg


11. Observe também que os layers do arquivo base foram carregados com a designação do arquivo no início do nome de cada layer conforme Figura 17.9. Por isto, é importante nomear o arquivo base iniciando com uma das últimas letras do alfabeto, a fim de que seus layers não fiquem posicionados no meio da lista dos layers do arquivo de trabalho. 


 Figura 17.9: Layers do arquivo base inseridos no arquivo arq-elétrica.dwg



Atenção
Quando for necessário enviar o arquivo dwg para o engenheiro eletricista ou empreiteiro, por exemplo, sugiro que não envie o arquivo original, pois será necessário enviar também o arquivo base e nem todos sabem manipular a ferramenta de referência externa. Se enviar apenas o arquivo original do projeto, o mesmo aparecerá sem a planta base. Para resolver este problema, será necessário transformar o arquivo base em um bloco convencional como o vaso sanitário, o sofá, etc. Proceda da seguinte forma:
a) salve o arquivo original do projeto com outro nome (FILE / SAVE AS) acompanhado do termo BIND. O arquivo arq-elétrica.dwg, por exemplo, ficaria arq-elétrica-BIND.dwg;
b) com o arquivo versão BIND aberto, acesse a ferramenta de referência externa (XREF + enter);
c) clique sobre o nome do arquivo base e, em seguida, clique no botão direito do mouse e selecione a opção BIND conforme Figura 17.10.
d) feche a janela EXTERNAL REFERENCES. A planta base já foi transformada em um bloco convencional. Teste o comando EXPLODE que funcionará. Note que, após a aplicação da ferramenta BIND, nenhuma modificação na planta base original atingirá este novo arquivo, que pode ser enviado sem problemas para qualquer fornecedor.



  Figura 17.10: BIND - transformando a planta base em um bloco


E você, já conhecia esta importante ferramenta do AutoCAD? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários, sobre sua experiência e/ou deixe sugestões de temas para abordarmos nas próximas aulas.

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

A inserção do arq-base.dwg nos arquivos arq-elétrica.dwg e arq-iluminação.dwg, bem como testes com modificações no arquivo base e demonstração da ferramenta BIND podem ser conferidos no Vídeo 17.






Related

Referências externas (XREF) 5394331090882422107

57 comentáriosDefault Comments

  1. Olá Roberta.. quero te parabenizar pela clareza nas explicações. Parabéns pelo seu blog.. Eu tb tenho um blog de Autocad.. depois faz uma visitinha lá www.cadtube.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber

      Vi seus vídeos alguns dias atrás! Poxa, estou lisonjeada com sua visita e comentário!! Muito bom seu site!!

      Obrigada pela visita!

      Roberta

      Excluir
  2. Olá Roberta,

    Achei excelente a forma didatica de suas explicações, a ideia de fazer os modelo do layout e "paletas ( gabarito )" de cota, texto, num desenho padrão, a clareza e simplicidade que voce trata a ferramenta, "puxa" se voce ministrasse as aulas no inicio da decada de 90 acredito que todos desenhista de prancheta ( nanquim,normografo e aranha ) teria sucesso e continuariam na profissão.
    parabéns por sua "voluntariedade" a nova geração de engenheiros deve conhecer este site, divulgue-o vou fazer o mesmo.
    Trabalhei como desenhista há tempos porém segui os trabalhos com obras e vi muito dos meus colegas de prancheta se perderem na profissao com a introdução do CAD, auto. ( versao 11 e depois 12 para D.O.S. 6.22 ) nao havia cursos na epoca, a "biblia" do omura era extensa e cansativa o computador era raro, enfim, o ciclo da vida.
    Ha alguns meses venho procurando "reaprender" autocad e seu site / blog é o melhor que tem na internet, a organização das aulas, a sequencia coerente da elaboração dos desenhos, tudo perfeito, a quebra de paradigmas como o xref / bind que quando algum cadista mais "expert" aprendia escondia com tetrachave ao transmitir os arquivos ( dificil estes cadistas ).
    Uma duvida que gostaria que voce esclaresse, nos desenhos base que voce fez utilizando os "gabaritos" de textos voce utilizou a unidade de trabalho em metros, voce teria o mesmo modelo padrao para unidades de trabalho em centimetros ?
    Outra duvida é a respeito do lay out padrao com todos os formatos ( em milimetros ) quando abre o desenho ele ja carrega automaticamente juntamente com desenho padrao, como voce faz isto ? Eu gostaria de criar meus modelos de formato conforme voce fez, acho que seria uma sugestao para sua proxima aula, o que voce acha ?

    Meu texto ficou grande pois nao poderia poupar os elogios a voce que de forma muito simples para explicar a teoria e pratica torna facil o entendimento e conceitos que "para aqueles" que aprenderam na marra nao tem a clareza de explicar, "sabem fazer" e usam os recursos da ferramente de forma inapropriada e exagerada, mas nunca serao professores como voce.

    obrigado,

    Adilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Puxa" Adilson, seu comentário me pegou de surpresa. Comecei o blog para facilitar as aulas que dou presencialmente e recebo elogios e incentivo tão bacanas de um colega de profissão! Me fez ver que cada dia dedicado tem valido a pena. Muito, mas muito obrigada mesmo por vc ter parado para me escrever.

      Também comecei no início da década de 90 e testemunho que tudo que escreveu é verdade. No meu TFG em 96, lembro-me de ter feito a "hachura" do telhado de um prédio linha por linha, porque ninguem sabia usar o comando HATCH. E demorei muito para me render ao XREF (tão bom para projetos executivos)... achava difícil, perdia os links, achava um horror... quando na verdade é simples.

      Bem, infelizmente não tenho o arquivo padrão em centímetros mas, com certeza, aceitarei sua sugestão para uma próxima aula, quando ensinar o comando scale e configuração de cotas.

      Quanto à outra dúvida, vc fala sobre as folhas em milímetros? Se sim, dê uma olhada na aula 15 - formatando as folhas de desenho... Se não for, clareia pra mim, por favor, porque não devo ter entendido a pegunta.

      Atenciosamente

      Roberta

      Excluir
  3. Olá Roberta! parabéns pelo seu video, você explica com muito bem.sempre tenho dificuldades na hora de fazer meus projetos,sou Designer de interiores e aprendi a trabalhar em metros,agora me formei em Paisagismo e me falaram para trabalhar em centimetros fiquei totalmente perdida.sempre procuro aprender com os videos do youtube mas sempre ficam a desejar.só agora que encontrei o seu e adorei.minha grande dificuldade é saber se o cad já está configurado certo,já fiz tanta coisa que mandaram, que nem sei se fiz certo. fico desanimada e penso em desenhar na prancheta novamente.por favor será que vc pode me ajudar a configurar novamente para começar do zero e aprender a ser uma cadista de verdade...Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana

      É muito gratificante receber mensagens como a sua! Já trabalhei com diferentes paisagistas e todos, sem exceção, enviam os projetos em metros. Por isto, não entendo porque a orientaram a trabalhar em centímetros.

      Bem, de qualquer forma, se resolver trabalhar com metros, sugiro que acompanhe as aulas do AutoCAD 2D: Módulo Básico e Intermediário, no qual ensino a fazer um projeto completo de apartamento, do início ao fim. Tenho alunos que me ajudam como monitores nas aulas presenciais da faculdade, pois acompanharam, em casa, todo o conteúdo do semestre em menos de um mês, somente assistindo às videoaulas.

      Atenção principalmente para as aulas 9, 10 e 11, nas quais forneço um arquivo padrão com todas as cotas e textos em diferentes escalas e ensino a aplicá-las.

      Se tiver qualquer dificuldade ou dúvida, é só entrar em contato aqui no blog, no youtube ou no site www.construir.arq.br.

      Muito obrigada pelo incentivo.

      Roberta

      Excluir
  4. Roberta Boa Tarde
    Parabenizo-a pela excelente didática, estou encantada. Já assisti outros videos, inclusive comprei tutoriais, mas nada chega aos pés do seu trabalho. E o mais bonito é que voce não guarda nada só para si, abres tudo, considero esta atitude de nobreza ímpar, muito bonito. Obrigado por tudo que aprendi no primeiro modulo. Agora inicio a aula 17 (xref), ferramente para a qual nunca olhei, mas após ver sua aula percebo que é de grande importância, estou apanhando muito, mas espero chegar lá. Um carinhoso abraço de uma colega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      Boa tarde! Não tem ideia de como fiquei feliz com seu comentário... É tão bom saber que as pessoas estão aprendendo, que todo o trabalho realizado com tanto esforço e carinho está valendo a pena!
      Muito obrigada pela gentileza de me escrever dando este ótimo feedback!
      Bons estudos!
      Roberta

      Excluir
  5. Bom dia Roberta! Sou Marcos Aires de Valparaiso de Goiáis.
    Que legal meu professor nota 10! a distancia CLEBER REIS tbm veio te visitar,que SHOW! Fico feliz pois agora tenho 2 professores de AUTOCAD, CLEBER REIS E agora vc ROBERTA MIRANDA.RS,RS,RS...
    Estou estudando tudo que posso de vcs dois, embora sou lento,pois gosto de aprender tudo nos seus minimos detalhes possiveis para ser um belo profissional de verdade, mesmo sem faculdade de arquitetura etc.PARABÉNS + UMA VEZ PELA SUA DEDICAÇÃO!
    Um forte abraço e fica com nosso Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos

      Bom dia! Fico muito feliz por participar de seu aprendizado! Em agosto, o Cleber Reis e eu faremos um curso juntos para presentear todos os leitores de nossos blogs!

      Obrigada pelo comentário e participação!

      Roberta

      Excluir
    2. Que ótimo professora ver você e o prof.Cleber Reis juntos para esse curso em agosto. Vai ser uma ótima dobradinha! Estou na espera.
      Obrigado!
      Att, Marcos Aires

      Excluir
  6. bom dia Roberta,
    Gostaria de saber se tem como eu alterar o desenho, no caso apagar partes dele e ele não perder o vinculo com a XREF, preciso muito dessa dica pos o trabalho q estou fazendo é muito grande e preciso separar as plantas uma por uma, mais precisava saber se conssigo apagar a dentro da referencia e manter o vinculo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!

      Você somente perderá o vínculo com o XREF se fizer esta opção dentro da caixa de diálogo do comando ou se salvar o arquivo base em local diferente daquele que está linkado no arquivo de trabalho.

      Muito obrigada pela participação!

      Roberta

      Excluir
  7. Roberta, quando você tem previsão para esplicar o xref para detalhes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!

      Exploraremos a opção Clipping do Xref no curso DecorCAD... Clique no menu superior em Decoração de Interiores e veja o programa do curso.

      Atenciosamente

      Roberta

      Excluir
  8. Roberta bom dia as aula do DraftSight so tem até 11.3 ou eu não estou achando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilton, bom dia!

      Postei nesta semana a aula 13... O intervalo entre cada aula é de 10 a 15 dias, mas iremos até o final do curso com cortes e fachadas.

      Atenciosamente

      Roberta

      Excluir
  9. Roberta , saber precisa aprender, qual os comandos certos para transformar a planta de 2d para 3d para 3d como referencia uma planta de uma casa por exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Pastor Getúlio, bom dia!

      Que prazer tê-lo entre os leitores do blog! Que benção de Deus pra mim!

      Não trabalho com o AutoCAD 3D, mas aguarde o próximo final de semana que ensinarei a fazer 3D no Revit.

      Para 3D em AutoCAD, sugiro que pesquise no google sobre Luciana Klein.

      Atenciosamente

      Roberta

      Excluir
  10. OLÁ ROBERTA, ONDE EU ENCONTRO O ARQUIVO DE ELÉTRICA E ILUMINAÇÃO?

    GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, boa noite!

      Está sumido! Acompanhe o curso DecorCAD que disponibilizarei os arquivos mais completos e ensinarei a aplicar!

      Atenciosamente

      Roberta

      Excluir
  11. Olá professora Roberta! Xref realmente salva vidas! Conheci esse comando em um escritório que trabalhei. Uma dica que tenho (acho q ajuda na dúvida do Anônimo13 de junho de 2012 12:13), separo o meu arquivo base em 2 arquivos: xref-planta baixa (paredes +equipamentos fixos como bancadas, cubas e vasos sanitários), xref layout (todo layout e todo hatch) e o texto coloco posteriormente. Isso ajuda pois em certos momentos preciso da planta "limpa", sem layout (como por exemplo na planta de construção-demolição).

    Abraços Isabela Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela, boa noite!

      Nem fale! Não sei como consegui trabalhar anos sem usar o XREF!!! Haja braço pra tanta revisão!

      Vou testar suas dicas! Muito obrigada por compartilhar sua experiência!

      Atenciosamente

      Roberta

      Excluir
  12. Opa =D
    Seria possível disponibilizar os três arquivos usados nessa aula?
    Gostaria de seguir passo a passo exatamente como no vídeo com os exatos mesmos modelos pra pegar o jeito da coisa.
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Undomiel, boa noite!

      Acompanhe o curso DecorCAD que disponibilizarei os arquivos mais completos e ensinarei a aplicar no apartamento modelo em breve!

      Passarei para vocês todos os arquivos que uso em meus projetos durante o curso!

      Atenciosamente

      Roberta

      Excluir
  13. Estou aprendendo muito a mexer no Autocad era totalmente leigo e estou conseguindo a desenvolver muito bem com suas explicação. Parabéns!Seria possível ter o arquivo de elétrico e Iluminação?

    T+

    Atenciosamente,
    Rodrigo de Pádua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, bom dia!
      Foi muito gratificante receber seu comentário... Fico feliz quando alguém me fala que conseguiu aprender AutoCAD com as aulas do blog.
      Por gentileza, veja a resposta abaixo sobre estes arquivos (pergunta do BloGel).
      Mais uma vez, muito obrigada!
      Roberta

      Excluir
  14. Olá Roberta...esses arquivos de de eletrica e hidráulica apresentados nessa aula, você ira disponibilizar no site. Porque procurei e não encontrei.

    Att,
    Gelsivane Pereira da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gelsivane, bom dia!
      Estes arquivos serão disponobilizados de forma completa nas aulas A15 e A16 do curso DecorCAD: AutoCAD 2013 para Projetos Executivos de Interiores. Acompanhe o curso neste link:
      http://www.aulascad.com/p/decorcad-projetos-executivos.html
      Amanhã postarei a Aula 06!
      Atenciosamente
      Roberta

      Excluir
  15. Muito obrigada! Não conhecia essa ferramenta. Estou fazendo um teste num trabalho novo e eles trabalham com isso. Foi bom ler suas explicações, bastante claras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, boa tarde!
      Fico feliz por ajudar!
      Muito obrigada pelo apoio!
      Roberta

      Excluir
  16. Olá Roberta,boa tarde.

    A primeira palavra que me vem a cabeça é...PARABENS!

    Parabens pela excelente professora que você é e pela forma como você ensina.Gostei do comentário que alguem fez: "você não guarda o conhecimento pra si".Lí todos os elogios a você e concordo com todos...sou mais um que te aplaude e que tem o prazer de dizer que você é MINHA PROFESSORA DE AUTOCAD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliaquim, boa tarde!
      Seu comentário me pegou de surpresa! Muito obrigada pelas lindas palavras!
      Tenho muito prazer e honra em ser SUA PROFESSORA DE AUTOCAD!
      Valeu mesmo!
      Roberta

      Excluir
  17. Parabéns Roberta um excelente trabalho voce vem demonstrando venho aprendendo muito com suas aulas voce ensina de uma forma magnifica,só quero saber de voce se conhece algum site ou blog que ensine Sketchup pois muitas aulas que vejo pelo youtube deixam a desejar quero aulas tipos as suas se souber me mande o link por favor

    atenciosamente

    Thiago Monassa

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Roberta!
    Queria parabenizar por essa postagem sobre "Xref". Ainda não testei pra ver se "entendi" direitinho, mas adorei.
    Sou arquiteta, e no momento estou trabalhando em um escritório que mexe MUITO com projetos executivos e estou mexendo com um projeto de hotel que apanhei pra compatibilizar tudo. Toda hora a planta mudava e eu estava quase no final de uma correção e tinha que começar tudo de novo.
    Pro próximo projeto esse comando vai me ajudar demais. Vou testar ele em casa e depois dar uma "palestra" aqui no escritório, ensinando pros demais.
    Depois vou dar uma olhada nas outras aulas.
    Muito obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,

    Estou com o seguinte problema: criei a xref e os desenhos em uma pasta de nome "08". Copiei os arquivos para um cd e não tive problema. Copiei a pasta para o meu desktop e desconectei da rede e não tive problema (os arquivos estão armazenados no servidor do escritório). O problema foi quando eu precisei criar uma nova versão da pasta "01", por exemplo "02". Quando abro os arquivos da pasta "02" as xref dos arquivos dessa pasta estão vinculadas à pasta "08". Quando dou "xr" e vejo o "found at", noto que o caminho está para a pasta "08" e não atualizando para a pasta "09". Vi que posso apontar o novo caminho, mas isso implica em retrabalho cada vez que precisar de uma nova versão do desenho. Pensei que o problema fosse a alteração do nome da pasta. Criei uma subpasta "projeto" dentro da "02". Se coloco essa pasta em local sem acesso a rede, a xref fica sendo a desta pasta, porém, se crio a pasta "03" em local com acesso a rede, ele fica pegando a xref da "projeto" da pasta "02", caso eu tenha atualizado a informação. Ou seja, o problema continua. Não sei se ficou muito confuso.. rs. Se puder ajudar, será ótimo! Estamos com receio do retrabalho aqui..rs.

    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Roberta,

    Parabéns pelo blog, muito útil e didático.
    No final desta aula você disse que ia ter uma pra Xref em áreas molhadas. Essa aula existe?

    Obrigada

    Juliana Beltrão

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Roberta por esse trabalho tao bonito que faz fico encantado como você ensina com transparência que todos consegue aprender facilmente. parabéns mesmo você é uma profissional exemplar

    ResponderExcluir
  22. Olá, Roberta,
    Parabéns pela iniciativa e pela excelente didática com que apresenta suas aulas!
    Tenho a mesma pergunta da Juliana: a aula com detalhamento de áreas molhadas usando o comando XREF existe? Se sim, poderia nos dizer qual o número da aula?

    Grata,
    Andréa

    ResponderExcluir
  23. Roberta,
    Boa noite!
    Mais uma dúvida: ao usar o comando XREF para referenciar um arquivo que recebi de outra pessoa, a unidade do "Block Unit" está aparecendo como Inches e não consigo alterar essa unidade. Usei o comando Units para verificar o campo "Insertion scale" e está como Millimeters.
    Como fazer para que o arquivo referenciado seja inserido na unidade correta?

    Obrigada,
    Andréa

    PS: estou usando o AutoCAD 2010

    ResponderExcluir
  24. Não é muito interessante ter arquivos um dependendo do outro.. acho q esse comando só da dor de cabeça. melhor dividir tudo em layers ou blocos mesmo

    ResponderExcluir
  25. Olá Roberta, eu já até conhecia o XREF, só que não sabia usar... =/
    Gostei muito da sua explicação, só que continuo com dúvida, quando eu fizer o arquivo base (a planta baixa) e for fazer os cortes, por exemplo, posso fazer no mesmo arquivo e quando eu precisar modificar alguma coisa na planta baixa, mudará nos cortes também? Não entendi, desculpe.

    Beijos...

    www.deuvontadedecontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. OLÁ. GOSTARIA DE SABER PORQUE QDO EU INSIRO O XREF AS LAYERS VEM MEIO TRANSPARENTES. VOCÊ PODE ME AJUDAR COMO FAÇO PARA AS LAYERS FICAREM NORMAIS? OBRIGADA DESDE JA!

    ResponderExcluir
  27. olá Roberta!
    gostaria de saber se as legendas de pontos de elétrica e iluminação são blocos seus já prontos ou nós temos que fazer eles? se são blocos onde encontrá-los?
    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia, se me permite...
      Vejo que seria legal vc construir uma biblioteca do teu jeito, completa e bem configurada. A maioria dos blocos não boas. Já pensou em fazer um interruptor simples mas toda vez que quisesse alterar para um duplo fosse necessário apenas clicar em cima e escolher em uma lista? Ou se no final do desenho vc pudesse selecionar tudo e pegar a quantidade de tomadas separadas por tipos? Então... pense em pegar conhecimentos a respeito de como criar um bloco (inclusive paramétrico), pense uma forma boa de dar nomes aos blocos, enfim... padronize e invente... vai ser mais fácil trabalhar e mais rápido.
      Abraços!

      Excluir
  28. Ola, Roberta!
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelas aulas, dicas e por todo material que coloca a nossa disposição.
    Não sabia usar a ferramenta autocad e com suas aulas, dedicando em media 6 horas por dia as vezes o dia todo(e as vezes me empolgo e passo o dia todo), hoje eu consigo criar alguns desenhos básicos mais de muito importância para mim.
    Conheci o site/blog ha apenas 10 dias e é impressionante a facilidade que temos de aprender assistindo suas aulas.
    Não tenho palavras o suficiente para te elogiar e descrever o quanto é maravilhoso o seu trabalho voluntario.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  29. Olá Roberta!
    Parabéns! ficou muito boa a explicação.
    Já trabalho com o XREF e sei o quanto é importante.
    Somando uma boa padronização de desenho com o XREF e uma boa biblioteca (com blocos paramétricos bem detalhados) pode-se alcançar um bom nível de desenhista. Acredito que essa seja a fórmula.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Olá Roberta,
    Sou arquiteta e estou com um problema na hora de inserir meu DWG refenrece (fazer o meu XREF), não sei como, mas quando a tabela do External Reference aparece o Block Units está em inches, não sei como mudou e não consigo voltar de jeito algum para milimetros. Você sabe fazer isso?
    Obrigada,
    Samantha

    ResponderExcluir
  31. Olá Roberta, poderia uma duvida?
    No auto cad tem a configuração de pena que são os arquivos de extensão.ctb (e la tem varias configurações)
    Gostaria de saber se e possível criar tipo um padrão de layers , assim como criamos para penas? (tipo eu configuro layers para Instalações Elétrica, so que não quero toda vez que iniciar um novo projeto ter q criar todos os layers novamente) teria algum comando que produza algo parecido para os layers?

    ResponderExcluir
  32. Olá Roberta, teria como enviar os arquivos com as tabelas de legendas de elétrica e iluminação, pois comprei o curso de autocad avançado e não tenho esses arquivos para acompanhar a aula :/
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  33. Olá Roberta, não encontrei os Arquivos xref, arq-elétrica e arq-iluminação da Aula 17 Sobre Referências de Arquivos.

    ResponderExcluir
  34. gostei tanto desta informação, mas se seria possivel me explicar como converter xref para dwg.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom, consegui que a planta de AVAC ficasse "convertida" para poder trabalhar melhor sem estar como Xref...Parabéns!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Roberta! Estou muito satisfeito com suas aulas, tenho me destacado na empresa que trabalho. Mas achei uma certa dificuldade em encontrar os arquivos xref para as próximas aulas, me dá uma luz!!!

    ResponderExcluir

Torne-se um seguidor deste blog e poste seu comentário, dúvida ou sugestão.

emo-but-icon

Promoção!! Cursos em DVD com certificado!

Promoção!! Cursos em DVD com certificado!
Cursos reconhecidos pela ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância!

HIPERPACOTÃO PREMIUM 10X1 - 69% OFF!! CURSOS EM DVD COM CERTIFICADOS! SOMOS ASSOCIADOS À ABED!!

HIPERPACOTÃO PREMIUM 10X1 - 69% OFF!! CURSOS EM DVD COM CERTIFICADOS! SOMOS ASSOCIADOS À ABED!!
Cursos em DVD com CERTIFICADOS! Somos associados ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância!!

5 cursos em DVD com certificados!! Somos associados ABED - Assoc. Bras. de Educação à Distância!

5 cursos em DVD com certificados!! Somos associados ABED - Assoc. Bras. de Educação à Distância!
10% OFF: de R$ 165,00 por R$ 147,00 em até 12x - Frete grátis!

Passaram por aqui

Cursos em DVD com CERTIFICADO!!

Cursos em DVD com CERTIFICADO!!
Somos associados à ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância!!

SEGUIDORES

QUEM SOU EU

Minha foto
Sou uma feliz seguidora de Cristo, casada e também uma arquiteta com experiência em coordenação e compatibilização de projetos. Dentre outras disciplinas, leciono AutoCAD na Faculdade de Tecnologia em Construção de Edifícios do IPEP - Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa e sou mestranda do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, tendo o BIM como objeto de estudo de minha dissertação. Recentemente comecei a dar aulas também na faculdade de arquitetura da Anhanguera Educacional!

Connect Us

Recentes

Ofertas

300px largura
300px largura
300px largura

Comments

test
item