AutoCAD Aula 04: LAYERS – definindo cores e espessuras de linhas

No desenho arquitetônico desenvolvido na prancheta, é necessário trabalhar com várias espessuras de linhas, feitas ora com diferentes lapiseiras (0.3, 0.5, 0.7, 0.9, etc) ora com a habilidade do desenhista em fazer linhas finas, médias e grossas com apenas um tipo de lápis ou lapiseira. Até a década de 1990 era comum encontrarmos projetos arquitetônicos feitos no papel vegetal e com caneta nanquim mas, com a popularização do AutoCAD, esse tipo de desenho caiu em desuso. Nos cursos da área, atualmente, os alunos aprendem a desenhar com lápis, régua paralela e esquadros e também em softwares gráficos como AutoCAD, Vector Works, dentre outros.
O mais importante é observar que as linhas do desenho possuem uma hierarquia, isto é, diferentes espessuras, representação gráfica (contínua, tracejada, traço e ponto) e até cores. As paredes, por exemplo, são mais grossas que portas e janelas.  As duas principais normas que tratam deste assunto foram editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
  • NBR-6492 – Representação de projetos de arquitetura
  • NBR-10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico
É comum o projetista aproveitar-se das facilidades do AutoCAD e fugir um pouco da normalização quando desenvolve um layout, um detalhe construtivo específico para a obra, uma elevação, etc, deixando o desenho mais colorido, mais artístico que técnico. Porém, os projetos especiais para aprovação junto aos órgãos públicos seguem as normas da ABNT e também os critérios próprios de cada repartição (Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Cetesb, etc).
No caso do apartamento que estamos desenvolvendo neste curso, tomamos a liberdade de fazer as linhas de cotas na cor vermelha para facilitar a leitura do projeto, alem de demonstrar como o AutoCAD permite trabalhar com cores. Também os móveis poderão ser impressos na cor azul para quem desejar. Porem, a parte fixa da construção (paredes, caixilhos, peças sanitárias, etc.) serão plotados na cor preta com diferentes espessuras de linhas, seguindo as normas da ABNT.

Através dos layers é possível escolhermos as cores que as linhas serão representadas na tela do computador e depois associá-las a uma espessura e cor para plotagem. Alguns desenhistas têm o hábito de já definir as espessuras de linhas nesta etapa do desenho, mas trabalharemos este item em um arquivo próprio para plotagem com extensão .ctb no final do curso, durante a aula de plotagem. É o mais recomendável porque se outro profissional for utilizar o projeto arquitetônico para fazer os projetos complementares (fundação, estrutura, hidraúlica, etc) não ficará “preso” ao padrão pré-estabelecido pelo desenhista, ou seja, será mais fácil adaptar as cores dos layers ao seu próprio padrão de desenho.

Para cada item do desenho que formos trabalhar nas próximas aulas, criaremos um layer específico. Para isto, abra o desenho do apartamento desenvolvido nas aulas 2 e 3 e siga os passos:
1. Digite LA e aperte a tecla Enter. Aparecerá uma janela para criação e configuração de layers conforme Figura 4.1:
Figura 4.1: Janela de gerenciamento das propriedades dos layers 
Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007)
Observação: embora a Figura 4.1 represente uma janela típica do AutoCAD 2000, as versões posteriores do software apresentam as mesmas funções.
2. Clique em NEW para criar o primeiro layer.
3. Logo abaixo do layer 0, aparecerá o cursor para digitar o nome do primeiro layer: ARQ-ALVENARIA.
4. Aperte o enter 2x para digitar o nome do segundo layer: ARQ-ELETROS. 
Obs.: Em algumas versões do AutoCAD 2000, basta apertar o enter 1x para criar o segundo layer.
5. Repita o passo 4 até criar todos os layers da Tabela 4.1.
 
LAYER
COR
LINHA
ARQ-ALVENARIA
4 (cyan)
continue
ARQ-ELETROS
74
continue
ARQ-ESQ-01
1 (vermelho)
continue
ARQ-ESQ-02
2 (amarelo)
continue
ARQ-ESTRUTURA
6 (magenta)
continue
ARQ-HACHURA
252
continue
ARQ-LINHA-01
1 (vermelho)
continue
ARQ-LINHA-02
2 (amarelo)
continue
ARQ-LINHA-03
3 (verde)
continue
ARQ-LINHA-04
4 (cyan)
continue
ARQ-LINHA-05
5 (azul)
continue
ARQ-LINHA-06
6 (magenta)
continue
ARQ-MÓVEIS
170
continue
ARQ-PEÇAS-SANITÁRIAS
7 (branco)
continue
ARQ-PISO
8
continue
ARQ-PROJ-01
1 (vermelha)
 hidden (tracejada)

Tabela 4.1 – Criação de layers preliminares

6. Finalizando a criação dos layers, clique no quadradinho que representa a cor do layer ARQ-ALVENARIA. Na nova janela (Select Color) que se abrirá, selecione a cor 4 (cyan) no painel de cores principais. Verifique se a cor escolhida apareceu na caixa inferior e, em seguida, clique em OK.

4.2-Color
Figura 4.2: Exemplo de janela Select Color

Observações: 

a) as cores principais de layers são: 1 (red/vermelho), 2 (yellow/amarelo), 3 (green/verde), 4 (cyan), 5 (blue/azul), 6 (magenta), 7 (white/branco), 8 e 9;
b) os tons de cinza variam do mais forte para o mais fraco: 250, 251, 252, 253, 254 e 255;
c) as cores complementares apresentam variações de tons das cores principais, fornecendo uma ampla gama de cores para o desenhista escolher. 

7. Repita o passo 6 para escolher as cores de todos os layers conforme indicado na Tabela 4.1. Finalizando, clique em OK na janela de gerenciamento das propriedades dos layers (Figura 4.1).
8. Na área de trabalho do AutoCAD, selecione todas as paredes do apartamento e, em seguida, clique na seta ao lado da barra de propriedades e selecione o layer ARQ-ALVENARIA, conforme demonstrado na figura 4.3. Observe que as paredes, antes com a cor branca, agora se apresentam na cor cyan, ou seja, na cor de seu respectivo layer.

Figura 4.3: Detalhe da barra de propriedades de layers
Nas próximas aulas, aprenderemos a desenhar portas e janelas já com os layers apropriados.
Ficou com alguma dúvida? Trabalha de alguma outra forma para criar layers? Conhece algum “macete” sobre o assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula?  Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários que responderei o mais breve possível.

Clique aquipara se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

Acompanhe o passo a passo desta aula no Vídeo 04:

 

REFERÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. AutoCAD 2000: apostila passo a passo. Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/destec/donwloads/ApostilaCAD2006.pdf>. Acesso em: 05 set. 2011.

108 comentários

  1. Anonymous disse:

    parabens explica muito bem otima prof.

  2. Anonymous disse:

    Roberta, será que tem como salvar essas configurações de layers ou toda
    vez que eu for iniciar um novo projeto terei que fazer todo esse processo novamente?

  3. Anonymous disse:

    ola, parabens pelo blog e ótimo.
    nao vi onde informa a espessuras das linhas

    Washington
    Fortaleza CE

  4. dj. cesar disse:

    quando configuro tipo de linha no layer, exemplo, tracejado, ao colocar na planta ela fica uns traços grande, nem parece tracejado, como eu arrumo isso?

  5. Anonymous disse:

    Professora + Uma aula Muito 10! Valeu!
    Ass.Marcos Aires

  6. Anonymous disse:

    Olá Roberta, vc é simplesmente ótima, sua explicação merece aplausos, muito obrigado mesmo, pela dedicação aos aprendizes.

  7. Anonymous disse:

    oi roberta tudo bem , eu gostaria de ter todas essas video aula em dvd, como eu faço pra ter , obrigado pelas aula

  8. Anonymous disse:

    E qual a espessura da linha que uso nas layers ?

  9. Alan Oliveira disse:

    Olá, coloquei a linha tracejada, mas não apareceu, coloca com quanto o tracejado?

    Grato.

  10. Oi Roberta,

    Eu tenho uma dúvida, estou fazendo o curso básico e intermediário do AUTOCAD,na aula 4 eu defini os Layers conforme vc explicou, quando cheguei na aula sobre a porta balcão, que tinha que definir tbém o LAYERS referente a mureta, as ARQ LINHAS 1,2,3,4, 5 E 6 estavam todas invertidas em relação a ordem numérica e invertida tbém nas cores. O que pode ter acontecido?

  11. iupeer disse:

    Olá professora Roberta,vc poderia me ajudar?como eu faço um projeto para bombeiro?fui solicitado para fazer esse serviço mas nunca fiz antes,há algum exemplo de como fazer?meu email é iupeer@gmail.com

  12. MAIA MARINHO disse:

    Professora.. quais as espessuras de linhas ideais para os layers ?

  13. Alex Oliveira disse:

    Bom dia Roberta, estou com um problema.

    Estou desenhando uma planta,e toda vez que converto

    para PDF , ela fica ‘fora de escala’ , minúscula na folha A4,

    e além disso ela corta algumas linhas . Teria possibilidade de

    você dar uma olhada no arquivo ?

    Obrigado,

    Alex Oliveira

  14. pedro arthur disse:

    Boa tarde Prof Roberta, olha só fiz um curso recentemente de autocad 2007 2d, as minhas dúvidas são as seguintes, 1º vejo que nas suas aulas as cotas saem com .14 .05 .19, só que quando eu vou fazer as cotas a mesma medida sai com .1400. .0500 . 1900, já alterei as units e não aconteceu nada. 2º as escalas dos meus blocos quando eu insiro alguns blocos saem uns maiores do que o normal, acho que é a configuração das escalas dos meus blocos, por exemplo um sofá quando eu coloco na parte da sala, fica muito grande e pra dar um stretch ou escala a minha duvida sobre os blocos é a seguinte: para diminuir o bloco em uma determinada área de olho, as medidas podem sair errados. Por favor poderia me dar uma explicação sobre as escalas de como inserir um bloco maior do que o normal? Ah vc tem algum curso de autocad 3d? ou tem alguma previsão de quando vc irá fazer um? Grato pela atenção. pedro

    • Olá Pedro, boa tarde!

      Vamos lá:

      1. Digite DIMSTYLE + Enter, selecione o nome da cota que deseja ajustar, clique em MODIFY, depois em PRIMARY UNITS e, em PRECISION, escolha apenas duas casas decimais… clique em OK.

      2. Veja a Aula 25 do módulo Tópicos Avançados (comando SCALE) e também a DicasCAD 09 (comando ALIGN)… Acesse os referidos módulos pelo menu superior deste blog.

      3. Estamos estudando 3D no Revit, que é mais apropriado para desenho arquitetônico… Acesse o blog wwww.plataformabim.com.br.

      Atenciosamente

      Roberta

  15. pedro arthur disse:

    Desculpe minha ignorância, a fonte das minhas cotas saem muito grande na planta, como configurar o tamanho das cotas?

  16. Undomiel disse:

    Olá, Roberta.
    Primeiro gostaria de elogiar seu trabalho, bem didático e interessante.
    Estou com um problema que tenho certeza ser simples, mas não consigo consertar.
    Importei blocos e isso adicionou layers à minha lista.
    Editei os blocos, selecionei tudo dentro do bloco e alterei tudo para as minhas layers.
    Mas quando salvo as alterações dos blocos e tento deletar as layers que vieram com os blocos, apenas algumas são deletadas.
    Como faço para deletar as outras?
    Já tentei deixar apenas essas layers visíveis para saber o que deixei para trás, mas nada aparece, não há nada nessas layers, mas elas simplesmente não podem ser deletadas.

    Agradeço desde já.

    • Olá Undomiel

      Boa tarde! Infelizmente não sei resolver este problema… Tenho alguns desenhos com layers “estranhos” também…

      O ideal é abrir o arquivo do bloco e mudar tudo para o layer 0 antes de inserir em seu arquivo de desenho… Só faço assim desde que aconteceu comigo..

      Uma outra sugestão é apagar um de seus layers originais que não esteja em uso e renomear o layer “estranho” que veio junto com o outro bloco, usando o mesmo nome do layer original apagado… É uma solução paliativa mas, pelo menos, você ficará livre de layers com nomes diferentes…

      Muito obrigada pela participação e por suas palavras!

      Roberta

  17. Anonymous disse:

    oi roberta gostaria de baixar as aulas,como faço para baixa.voce poderia me enviar para meu imail,aelly-lima02@hotmail.com,pois estou estagiando na area de arquitetura poxa e estou muito fraca,sua aulas ja me ajudou bastante mas gostaria de rever todas aulas em casa.

  18. Olá Roberta,

    Tenho uma sugestão: vc passou uma tabela de layers e os pesos de linhas, mas esses pesos mudam conforme a escala do desenho com por exemplo o Arq-esquadria 2 com peso 0.2, na escala 1:100 sai um borrão, fica melhor usar 0.1, então poderia ter uma tabela de acordo com a escala também.

    • Olá Marcelo, bom dia!
      Eu sempre usei esta configuração na escala 1:100 também… Você pode criar uma derivação do CTB para esta escala usando o vermelho/branco como 0.05 e o amarelo como 0.13 se preferir… A única variação que faço é aumentar um pouco a espessura de paredes se for utilizar uma escala muito grande.
      Agradeço muito pela sugestão e contato!
      Roberta

  19. Daniel disse:

    Obrigado Roberta por esse site,aqui tem tudo que um aluno do curso técnico em edificações precisa para poder aprender de autocad.

    Abraços, Daniel

  20. ENIO1000 disse:

    Boa Noite Roberta! Não poderia deixar de lhe parabenizar e agradecer por este material disponível pra todos, dando essas aulas que nos trás um grande aprendizado. Passei a tarde de hoje assistindo suas aulas e estou aprendendo muitas coisa. Meus parabéns novamente. Que Deus continue lhe abençoando.
    Wankson de Manaus- Aluno de Engenharia Civil

  21. Anonymous disse:

    Boa tarde Roberta

    Estou gerando o pdf de um projeto porém ele esta saindo com algumas linhas grossas e o pdf não fica legal.Então eu selecionei todo o desenho e coloquei a linha 0.0 mas mesmo assim continua grossa. O que eu devo fazer. Fico muito grato desde já.

  22. RUBEN EFRAIN disse:

    ola,Roberta:
    gostaria dar os parabens por este site e pelas video aulas muito didaticas e de alto nivel estou na aula 04 layers e estou aprendendo muito gracias a vc espero que continue com esse lindo trabalho por nos seus alumnos.
    atenciosamente
    RUBEN

  23. Bom dia !

    Qual a espessura da linha dos layers devo usar ?

    Grato.

  24. Excelente conteúdo e site! Obrigado.

  25. Roni Stanck disse:

    Ola, Deu tudo certo aqui,porém, no layer ARQ-PROJ-01, quando vou desenhar uma linha, não sai tracejada, mesmo ela aparecendo como ByLayer no tipo HIDDEN.. Ja editei ela mais de uma vez, e não da certo ainda assim. Por que está acontecendo isso? Obrigado.

    • Olá Roni, boa tarde!

      Não sei porque acontece isso… Digite LINETYPE + ENTER e desmarque a opção USER PAPER SPACE UNITS FOR SCALING e deixe os dois fatores de escalas do lado direito (Global e Current) com valor 1.00. Feche o desenho e abra novamente… Se a linha não ficar tracejada, selecione a mesma, clique no botão direito do mouse, selecione PROPERTIES, e mude o valor da escala da linha no campo Linetype Scale… vá testando com valores menores que 1 até a linha ficar com o traçado que você desejar.

      Atenciosamente

      Roberta

    • Obrigada, estava com o mesmo problema que o dele.

  26. Muitíiiiiiissimo obrigado pela ajuda, mas na aula 08 em que fala de linhas para paredes, veio-me a dúvida!!! Como fazer com as espessuras das paredes, pois é preciso que sejam adotadas larguras das mesmas, ou seja, sempre estou usando paredes de 15 cm (convencionalmente) ou paredes de 0,9 cm. Pergunto? Coimo fazer para depois de criadas as linhas colocar as espessuras nas paredes???
    Obrigado

  27. Anonymous disse:

    Roberta, meus parabens. Iniciativa muito boa.
    Meu nome é Ricardo Mello, sou estudante de Eng de Minas (8º periodo) e brinco um pouco no cad. Durante um desenho nessa semana eu percebi que o cad do serviço não mostra as espessuras das linhas na tela do “model”, já o mesmo desenho quando aberto no cad em casa as linhas ficam visiveis de acordo com a sua espessura na janela do “model”. Gostaria de saber se existe alguma configuração que possa ser alterar para que as linhas fiquem representadas de acordo com sua espessura real. E não somente no ploter.

    Muito obrigado.

  28. Anonymous disse:

    Oi parabéns pelas aulas
    nessa aula eu criei as camadas como mosta no video mais só que no autocad 2013 mais quando eu fecho e abro ele novamente não tem mais as camadas vc sabe pq?

  29. Anonymous disse:

    graças Professor Roberta e parabéns para as suas aulas, uma pergunta vai publicar em classes YouTube 3D autocad feitos por você, seria ótimo gracias por la respuesta.

  30. Anonymous disse:

    Olá Roberta, estou concluindo o curso técnico em edificações, me sentia bastante inseguro enquanto futuro cadista, obrigado pela humildade e doação do seu preciosíssimo tempo destinado à sanar nossas dúvidas.
    Que Deus te protega e abençõe-a pela sua iniciativa.
    André Jesus

  31. Olá Roberta, primeiramente quero parabenizar o seu trabalho.
    Está de Parabéns, muito bem explicado, perfeito para iniciantes.
    Me tira uma dúvida… Essa forma de desenhar as Janelas é algo Padrão, ou é algo que cada Cadista elabora conforme seu querer ?
    Desde já, agradeço.
    Deus te abençoe !

  32. van disse:

    Olá Roberta é um prazer esta assistindo suas aulas! Talvez você não tenha idéia do quanto está ajudando pessoas como eu que estão para concluir o curso e ansiosos para fazer um projeto.
    Sou iniciante no CAD, estou concluindo o Curso Técnico em Eletrotécnica, é encontrei grandes dificuldades quanto ao Programa Autocad 2007 uma delas foi não dominar o Inglês a outra foi desconhecer alguns comandos básicos. Claro que através de suas aulas Conclui o desenho que me propus a fazer, porém como não assisti de forma sequencial errei com relação as configurações dos layers.
    Gostaria de saber qual o primeiro passo para configurar um arquivo CTB padrão. Que usarei posteriormente?
    Rosivan Silva (Mossoró Rio Grande Do Norte)

  33. Vitnei Junior disse:

    tenho aprendido muito com suas aulas. Muito obrigado!

  34. Lucas Kauê disse:

    Roberta , estou querendo fazer um outro projeto.Mas quando abro um novo arquivo , os Layers não aparecem.Tem como importar os Layers que estão salvos da tua aula e utilizá-los em outros projetos?

  35. Lucas Kauê disse:

    Roberta , estou querendo fazer um outro projeto.Mas quando abro um novo arquivo , os Layers não aparecem.Tem como importar os Layers que estão salvos da tua aula e utilizá-los em outros projetos?

  36. Anonymous disse:

    Cara Roberta, estouaprendendo autocad com suas aulas. São ótimas.
    Eu estou com dificuldade para criar os layers.
    Quando eu ckico em LAYERS na barra de menu, não aparece aquela janela de criar layer, nem quando clico no ucone LAYER PROPERTIES MANEGER.
    Não sei o que acontece. Será que tem alguma configuração no autocad 2007 que bloqueia o comando de criação de layer?
    Será que devo reisntalar o programa?
    Obrigado antecipadamente.
    Carlos.

  37. Rodrigo Stein disse:

    Esse é sem duvidas, o melhor site que ja encontrei por toda a internet.

  38. Anonymous disse:

    Olá, Roberta!

    Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelas aulas. Estou tendo que aprender AutoCAD com uma certa urgência e seu blog me tem sido muito útil para isso.

    Minha dúvida é a seguinte: Formatei todos os layers como indicado na aula teórica e no vídeo. Entretanto, quando tento usar o layer ARQ-PROJ-01, ele não sai com aparência tracejada, e sim, com aparência contínua como os outros.

    Uso o AutoCAD 2013 (Português) e já tentei OCULTA (pois é a tradução para “HIDDEN”), já tentei TRACEJADA, e nada.

    O que você acha que poderia ser?

    Obrigada!

    Júlia

  39. Olá Roberta
    Gostaria de pedir uma ajuda. Você explicou sobre layers nesse vídeo, logo no final enfatizou sobre o layers corrente que chamamos de ARQ-PROJ-01.Foi nesse quesito que minha layers não esta igual a sua, gostaria de uma juda urgente como faço para deixar a linha igual a que esta no vídeo. Pois minha linha esta grande por favor me ajude.
    Conto com sua resposta.
    Obrigado, sua aula é ótima.

  40. Você pode me enviar por email a resposta, por favor!

  41. Olá Roberta boa noite!
    Estou com um problema no meu cad2007.
    Não sei como mas não consigo abrir as propriedades dos layers. quando clico no ícone o computador somente fica lendo e não faz mais nada. Isso nunca me aconteceu.
    Qual será o problema?
    Grande Abraço e que Deus continue iluminando vc desta forma maravilhosa.

  42. Anonymous disse:

    Olá!
    Gostaria de saber quais Layers eu uso em uma planta de situação?

  43. Olá profª!
    Sou Auxiliar técnica de edificações e consegui aprender muito com suas vídeo aulas…são tão boas que me surpreendem por ser gratuitas! Te sigo também no facebook (página e perfil) tô amando a qualidade das aulas, tudo perfeitinho!!! Bjos, Danda.

  44. Anonymous disse:

    Ótima explicação! Parabéns por compartilhar do seu conhecimento conosco!

  45. Anonymous disse:

    Muito bom pra mim!

  46. Anonymous disse:

    olaaa roberta …quando vou coloca LINHA DE CORTE do layer não funciona como eu coloco …

  47. por favor, gostaria de saber como configuro na hora de plotar as cores dessas layers para que consiga fazer com que as cores determinem o peso gráfico no desenho, o link da apostila nao esta funcionando. grata!

  48. luis marcos disse:

    Roberta eu uso o autocad 2013 e depois q coloco os layers não aparece a palavra aply ou ok o que eu faço ?

  49. Rinaldo disse:

    Bom dia Roberta, estou com um problema aqui, quando tento imprimir um arquivo de projeto, no prewier a imagem fica correta porém quando mando imprimir no papel em uma HP LASER MONO a impressao fica muito claro e falhando, como se o toner estivesse acabando.
    obs. tenho outro pc ligado na mesma impressora e a impressao fica nomal. tem como transferir arquivos de configuração de uma maquina para outra?

  50. Olá Roberta.
    Primeiramente , tenho que parabeniza-la,pois suas aulas são muito boas, e explicações super simplificadas.
    Gostaria de saber se encontro em algum lugar na internet, uma norma quanto a espessura de cada tipo de linha, pois essa parte ficou meio vaga nessa vídeo aula.
    Ou a espessura já fica por conta da diferença de cores?
    Agradeço desde já.

  51. olá Roberta .
    gostaria de saber se eu defino a espessura da linha só na hora da plotagem , nas configurações de pena ?
    obrigado !

  52. ola … peço por gentileza me ensinar usar o comando ESQUADRO aut
    cad 2007

  53. ola… me ajuda usar o comando esquadro auto cad 2007

  54. Jenny Morais disse:

    Boa noite Roberta, suas aulas são nota 1000. Parabéns !

  55. Nossa parabéns todo dia aprendo um comando novo com vc rsrs.

  56. Roberta,

    Parabéns pelo blog e muitíssimo obrigado por todo o conteúdo postado nele.

    Quando baixei, pelo YOUTUBE, as primeiras aulas do teu blog, eu o fiz apenas para rever despretensiosamente alguns comandos do AutoCAD, pois sou engenheiro graduado em 1982 e “conheço” o CAD desde a versão R14. Mas fiquei tão maravilhado com tua didática que resolvi baixar muitas outras aulas e ainda continuo baixando mais e mais.

    Agradeço por todo o teu empenho e tempo dedicado para produzir tamanha coletânea de material sobre o CAD e muito mais.

    Gratíssimo e parabéns,
    Henrique Ramos

  57. AJUDANDO
    PARA DELETAR LAYERS INDESEJADAS= LAYDEL + ENTER em seguida escolha [Name] no prompt de comando,ae apareçera uma caixa com todas as layers ,ae é so escolher e deletar.deste jeito funciona ;D

    PARA COPIAR LAYERS DE UM TEMPLATE PARA OUTRO,DESIGNCENTER OU DC + ENTER,NAO COPIA SO LAYERS COPIA TMB LAYOUTS,BLOCOS,ESTILO DE TEXTO,ESTILO DE COTA E MUITO MAIS ….

  58. Anonymous disse:

    Roberta, boa tarde! Meu nome é Fábio e gostaria de saber se existe alguma forma de conseguir identificar uma layer dentro de um bloco, sem ter a necessidade de abrir cada bloco do desenho?

  59. Anonymous disse:

    Olá Roberta,Você esta de Parabéns,Muito inteligente.
    Gostaria de uma ajuda.Quando termino um desenho queria saber como faço pra colocar ele dentro da folha na escala para plotar?
    Gleice kelli.

    Obrigada;

  60. Anonymous disse:

    Roberta, primeiramente parabéns por tudo.
    Apertando a tecla F2 na hora de definir o nome da Layer também da certo

  61. Anonymous disse:

    Bom dia!
    Parabéns pelo trabalho.
    Se possível gostaria de tirar uma dúvida, segue a dúvida: ”após desenhar a planta no model eu uso o layout para plotar, porém quando uso a viewport, na folha com o formato que desejo imprimir, as linhas tracejadas das projeções modificam o espaçamento, ficando maiores ou muito pequenos, e até passam a ser uma linha contínua”.

    Já tentei até redesenhar tudo e nada ajudou.
    Desde já agradeço.

  62. Anonymous disse:

    Parabéns Mulhé você explica muito bem, parabéns

  63. Bom dia. gostaria de lhe dizer OBRIGADO pois aprendi muito com suas aulas
    agora surgiu uma duvida meu patrão me perguntou se sei eleborar um as built se não
    for lhe pedir muito poderia nos esplicar pois se que não sou o unico com esta duvida
    só irei aprender se perguntar
    grato e que Deus lhe abençoe

  64. Olá Roberta, tudo bem? Em primeiro lugar quero lhe agradecer por estar nos ajudando através desse maravilhoso talento que Deus lhe deu. Fico muito feliz em saber que ainda existe pessoas boas. Obrigada mesmo! Bom, já desenho no CAD há muito tempo mas, estava precisando de umas aulinhas para melhorara o meu desempenho. Em relação ao layout queria saber se existe um padrão de espessuras de linhas para planta, ou podemos escolher. Tipo: parede ou alvenaria .40mm. Se existe esse padrão tem como você me dize, por favor. E se não for muito incômodo manda para mim alguns projetos seus completos.
    Obrigada mais uma vez! Deus continue te abençoando sempre!!

  65. amina cahu disse:

    CD AS ESPESSURAS DAS LINHAS ??

Escreva um comentário