AutoCAD Aula 09: Definindo formato e escala de cotas e textos a partir de um arquivo padrão

9.1 INSERINDO A PLANTA DO APARTAMENTO DENTRO DO ARQUIVO PADRÃO

Para cotarmos o desenho e inserirmos os textos na planta, cortes e elevação, utilizaremos um padrão já definido em função de cada escala (1:100, 1:50, 1:25, etc). Para isto, será necessário copiarmos a planta do apartamento para o arquivo que contem o padrão de cotas, textos e folhas ABNT que utilizaremos neste curso. Para baixar o arquivo padrão, acesse a aba AutoCAD > Arquivos AulasCAD do site.construir.arq.br e selecione o arquivo Aulas_CAD_Padrão_Cotas_Textos_Folhas_ABNT.dwg.

Você pode abrir o arquivo padrão e inserir o arquivo do apartamento a partir do comando INSERT,  o mesmo que utilizamos para inserir peças sanitárias, mobiliário, etc (ver Aula 07). Lembre-se que, neste caso, a planta virá como um bloco, portanto, utilize o comando EXPLODE para explodir  o mesmo. Depois de inserir a planta, é fundamental que você salve o arquivo com outro nome para preservar o arquivo padrão conforme indicado no passo 5 adiante.

Se, por qualquer motivo, o comando INSERT falhar,  experimente inserir a planta dentro do arquivo padrão através do COPY/PASTE ou CTRL + C/ CTRL + V. Porém, o AutoCAD carregará apenas os layers efetivamente usados na planta e será necessário criar os demais layers conforme a necessidade das próximas aulas. Para usar esta ferramenta, proceda da seguinte forma:
1. Abra o arquivo do apartamento.
2. Selecione a planta através de uma “janela” com o mouse.
3. Aperte CRTL + C: a planta foi copiada para a área de transferência do computador (memória temporária). Feche o arquivo sem salvar.
4. Abra o arquivo Aulas_CAD_Padrão_Cotas_Textos_Folhas_ABNT.dwg.
5. Salve o arquivo com outro nome (clique no menu superior FILE / SAVE AS, digite um novo nome e confirme).
6. Aperte CTRL + V e clique no local onde deseja colar a planta.
7. Salve o arquivo. 9.2 DEFININDO COTAS E TEXTOS EM FUNÇÃO DA ESCALA DO DESENHO
 
Após inserir a planta do apartamento no arquivo padrão e considerando que estamos trabalhando com a escala 1:50, siga estes passos para definir as cotas e textos de seu desenho:
1. Mova todo o retângulo referente à escala 1:50 (ver Figura 9.1) para perto da planta que você inseriu ou copiou/colou  anteriormente (use o comando MOVE com a função F8 desligada:  M + enter; selecione o retângulo + enter; clique sobre o retângulo; arraste e clique ao lado da planta). Deixe a função F8 desligada.
Figura 9.1: Retângulo com padrão de cotas e textos na escala 1:50.
(Observe o retângulo padrão 1:40 à esquerda e o retângulo padrão 1:75 à direita)

2. Apague todos os retângulos com configurações de outras escalas.

3. Coloque o cursor do mouse na barra de ferramentas superior, clique no botão direito do mouse. Aparecerá um menu suspenso: clique em DIMENSION conforme Figura 9.2.
Figura 9.2: Acionamento da barra de ferramentas DIMENSION

4. Clique 2x na parte azul da barra de ferramenta DIMENSION para fixá-la nas barras superiores.

 Figura 9.3: Barra de ferramentas DIMENSION já fixada nas barras superiores

5. Mude o layer corrente para ARQ-COTAS conforme Figura 9.4 (este layer já existe no arquivo padrão, por isso, não precisa ser criado).

Figura-9.4-Definindo-ARQ-COTAS-como-layer-corrente
Figura 9.4: Definindo ARQ-COTAS como layer corrente

6. Mude a cota corrente para 1:50 conforme demonstrado na Figura 9.5.

Figura 9.5: Definindo 1:50 como escala corrente
Pronto!  Seu desenho está pronto para receber os textos (ver Aula 10) dos ambientes, níveis, esquadrias, dentre outros, e também para ser cotado (ver Aula 11).
Ficou com alguma dúvida? Trabalha de alguma outra forma com arquivo padrão para cotas e textos? Conhece algum “macete” sobre este assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários. 
 

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.  

Colabore com a manutenção gratuita deste blog adquirindo o curso completo em DVD na Loja Construir.

Esta aula faz parte do curso AutoCAD – Módulo Básico e Intermediário.


Acompanhe o passo a passo desta aula no Vídeo 09:

Escreva um comentário