AutoCAD Aula 12: Inserindo hachuras no desenho (HATCH)

Para inserir piso nas áreas molhadas e hachura nas paredes, é importante que o desenho esteja cotado e com os textos já inseridos, para que as hachuras não se sobreponham aos mesmos.

12.1 HACHURAS EM ÁREAS MOLHADAS

Como exemplo, inseriremos piso na planta do banho 02 do apartamento, representado na figura 12.1. Para isso, usaremos o comando HATCH.

Figura 12.1:  Planta do banho 02 sem hachura

 

1. Mude o layer corrente para ARQ-PISO. Caso não exista em seu desenho atual, crie este layer com a cor 8 conforme Tabela 4.1 da Aula 4.

Figura 12.2:  Definindo ARQ-PISO como layer corrente
2. Desenhe uma linha de piso fechando a porta do banho 02 conforme indicado na Figura 12.1. O ambiente deve ser bem fechado (delimitado), sem nenhum espaço entre as linhas de parede para que os ambientes adjacentes não sejam também hachurados.
3. Digite H + enter.
4. Aparecerá a janela de formatação e edição de hachuras conforme Figura 12.3.

Figura 12.3:  Janela de formatação e edição de hachuras

A) Em Type, selecione User defined - com esta opção, você poderá definir com precisão o tipo (assentamento reto ou diagonal, por exemplo) e dimensões de piso que usará no banheiro. Quando quiser aplicar uma hachura padrão do AutoCAD, selecione predefined e os tipos existentes serão liberados para escolha na linha abaixo (Pattern).

B) Em Angle, digite 0 (zero) se desejar piso reto ou 45 se desejar piso com assentamento diagonal. O AutoCAD aceita qualquer ângulo que você desejar.
C) Selecione a opção Double para pisos quadrados (30x30cm, 45x45cm, 50x50cm, etc), mesmo com assentamento diagonal ou em qualquer outro ângulo. Se esta opção não for marcada, a hachura será constituídas apenas por linhas paralelas.
D) Em Spacing, digite a dimensão do piso. No caso do banho 02, usaremos piso cerâmico de 30x30cm. Como a unidade do desenho do apartamento está em metros, digite .3 (m).
E) Em Draw order, selecione Send to back, a fim de que a hachura não se sobreponha aos outros elementos (peças sanitárias, paredes, textos, etc) no momento da plotagem. Esta opção não está disponível no AutoCAD 2000.
F) Selecionando Specified origin e clicando em Click to set new origin, é possível marcar o início da paginação do piso. Esta ferramenta é muito importante para os projetos de acabamentos, nos quais as áreas molhadas são ampliadas e a indicação do início da paginação do piso ou revestimento (parede) é fundamental para o profissional assentador. Esta opção não está disponível no AutoCAD 2000.
G) Clicando na seta, a janela de formatação de hachuras da Figura 12.3 será ampliada com as opções representadas na Figura 12.4. Em Island display style, selecione outer, a fim de que a hachura não invada o interior das peças sanitárias.
H) Clicando em Add Pick Point, a janela será temporariamente fechada para que você marque o espaço a ser hachurado.

Figura 12.4:  Complemento da janela de formatação e edição de hachuras

4. Após clicar em Add Pick Point, clique dentro do banho 02, dentro do box e dentro do espaço formado pela porta e aperte o enter. O AutoCAD marcará o espaço da hachura conforme os limites que o compõem (trecho por trecho). Textos e cotas também serão marcados. Certifique-se que apenas as linhas externas das peças sanitárias ficaram demarcadas pois, caso contrário, a hachura preencherá o espaço interior das mesmas. Veja desenho na Figura 12.5.



Figura 12.5: Demarcação dos espaços pelo comando HATCH

5. A janela voltará a aparecer após você apertar o enter no passo anterior. Clique em Preview para visualizar como ficará a hachura do banho 02.
Figura 12.6:  Indicação do Preview na janela de formatação e edição de hachuras

6. Se a hachura ficou satisfatória, aperte a tecla enter para finalizar o comando. Caso contrário, aperte a tecla esc para voltar à janela de formatação e edição de hachuras.

 Figura 12.7: Visualização da hachura no banho 02 antes da finalização do comando HATCH

7. Conforme pode ser verificado na Figura 12.7, a hachura do piso do banho 02 não invadiu os ambientes adjacentes ou as peças sanitárias. Além disto, a hachura respeitou os limites de textos e cotas. Portanto, como ficou satisfatória, podemos finalizar o comando.

Observação:
Após a finalização do comando HATCH é possível reeditar a hachura como, por exemplo, mudar o assentamento reto para o assentamento diagonal. Para isto, basta clicar sobre uma das linhas da hachura, clicar no botão da direita do mouse e selecionar Hatch Edit no menu suspenso que aparecerá na tela, conforme Figura 12.8.

 

Figura 12.8: Selecão do comando HATCH EDIT no menu suspenso

Na janela de formatação e edição de cotas que se abrirá, mudar o ângulo de 0 para 45 (em Angle da Figura 12.3) e clicar em OK. A hachura do piso do banho 02 ficará na diagonal conforme Figura 13.9.

Figura 12.9: Piso do banho 02 com assentamento diagonal

12.2 HACHURAS EM ALVENARIA

Como exemplo, inseriremos hachura nas paredes do apartamento.

1. Mude o layer corrente para ARQ-HACHURA. Caso não exista em seu desenho atual, crie este layer com a cor 252 conforme Tabela 4.1 da Aula 4.
2. Na barra de ferramentas dos layers, clique sobre as lâmpadas que os acompanham a fim de torná-los temporariamente invisíveis na área de trabalho. Deixe acesas apenas as lâmpadas dos layers ARQ-ALVENARIA e ARQ-HACHURA, conforme indicado na Figura 12.10. Observe que apenas as paredes ficaram visíveis na área de trabalho (eventualmente também algum item que esteja com o layer ARQ-HACHURA). Este processo facilitará no momento de demarcar as alvenarias com o comando HATCH.

Figura 12.10: Apagando as lâmpadas na barra de ferramentas de layers

3. Digite H + enter.
4. Na janela de formatação e edição de hachuras, siga as instruções da Figura 12.11.

Figura 12.11:  Janela de formatação e edição de hachuras

A) Em Type, selecione User defined.
B) Em Angle, digite 45, pois a hachura de paredes são linhas paralelas inclinadas.
C) NÃO marque a opção Double.
D) Em Spacing, digite a distância média entre as linhas paralelas da hachura: .03.
E) Em Draw order, selecione Send to back. Esta opção não está disponível no AutoCAD 2000.
F) Clique em Add Pick Point e, em seguida, clique dentro de cada trecho de parede, dando ZOOM na tela de trabalho sempre que necessário.

Figura 12.12:  Marcação das paredes com Pick Point

5. Se desejar, use a ferramenta Preview para visualizar a hachura das paredes antes de finalizar o comando.
6. Assim que finalizar o comando HATCH, acione novamente a barra de ferramentas dos layers e desmarque todas as lâmpadas para que os mesmos voltem a ficar visíveis na área de trabalho.

 Figura 12.13:  Paredes finalizadas com hachura

Ficou com alguma dúvida? Trabalha de outra forma com algum dos itens  apresentados? Conhece algum “macete” sobre este assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários qua responderei assim que possível.

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

Acompanhe o passo a passo desta aula no Vídeo 12:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 comentários

  1. Anonymous disse:

    Este vídeo ficou ótimo, eu acho que seria ótimo lancar um vídeo tutorial abordando mais esta parte de hachura, mais voltado para resolucao de problemas com hachura, por exemplo: quando a hachura ultrapassa os limites delimitados entrando nas pecas sanitarias por exemplo. Este foi o meu caso, e eu nao entendi como resolver.
    Parabens pelo curso.

    Wallace Cristiano

    • Olá Wallace, boa noite!

      No novo curso de Decoração de Interiores que iniciaremos aqui no blog em 30 de junho falaremos muiiiiiiiiito sobre hachura e, com certeza, abordaremos este assunto!

      Muito obrigada pela sugestão e comentário!

      Roberta

  2. Anonymous disse:

    Boa Tarde Roberta, estou comecando a usar o auto cad, e estou tendo dificuldades em enquadrar o meu desenho na viewport, depois que escalo, ele
    some. Como faco para traze-lo de volta na escala e deixa-lo enquadrado na minha folha? Tem algum atalho ou tenho que usar o pan mesmo?
    Muito obrigada, desede ja.
    Natalia

  3. Anonymous disse:

    Boa tarde, Roberta, quando a hachura invade algum bloco, costumo explodir a hachura e aparar o piso que invade o bloco. tem algum problema, por exemplo, ao imprimir? Exelente curso, estou fazendo todos e ancioso ao de decoração de interiores.

    Gilberto.

  4. Blog do João disse:

    Olá Boa noite, estou tentando colocar hachura no banheiro 2 conforme a aula, mas ele está entrando no vaso, como faço já que estou usando o 2013, e não aparece algumas opções do da aula que é o 2007. Grato

  5. Edgard disse:

    Roberta boa tarde!

    Tenho fotos com boa definição (JPEG, TIF e BMP) de um piso de madeira e de alguns revestimentos de parede (madeira de demolição, pedra de mármore travertino e etc). Gostaria de saber se, no Autocad 2013, eu consigo transformá-las em padrão de hachuras. Tenho também instalado o CorelDraw X4.
    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.
    Edgard

  6. Edgard disse:

    Roberta boa noite!

    Imagino o quanto você deve gostar do que faz. Além de responder às dúvidas ainda procura por soluções na internet. Espero que seu blog não fique tão grande (o que eu duvido) ao ponto de você não conseguir acompanhar tão de perto como você acompanha.

    Parece que a aula da Luciana foi feita especialmente para mim. Incrível pois era exatamente o que eu precisava. Apanhei um pouco para acompanhar pois a visão da tela dela estava um pouco embaçada e não dava para identificar os comandos ao mesmo tempo que ela falava. Tive que voltar algumas vezes a explicação. Outra coisa é que fiquei mal acostumado com o seu método. O fato de você disponibilizar um texto e de explicar, antes da utilização, a localização e a função ajuda demais no acompanhamento.

    Agradeço imensamente sua atenção.

    Edgard

    P.S. Não tenho uma conta no Yahoo nem no Google. Dá para seguir pelo Facebook?

  7. arq.Gilberto Carlos disse:

    Olá Roberta!Que Deus esteja com vós!

    Roberta, já postei aqui algum tempo atrás com dúvidas sobre templates e você prontamente me ajudou em muito a elucidá-la e mais uma vez agradeço pela ajuda.

    O que trás aqui novamente é para dar uma dica.Pois bem, hoje me perguntaram com fazer para que os circulos não fiquem com aquela forma hexagonal e como fazer para apagar linhas sobrepostas.Acredito que você já saiba como resolver estes problemas, mas muitos dos seus seguidores talvez não saibam, então fica aqui minha dica de você(me desculpe pelo “você”) falar sobre isso em uma próxima aula.Aprendi que é só usar o comando “REGEN” para regenerar os circulos, arcos e circunferencias, eliminando aquele aspecto hexagonal.Já muita gente apagando e refazendo várias vezes o circulo achando que estava errado…rs. O comando “OVERKILL” remove linhas sobrepostas, pois somente na hora da plotagem é que vamos perceber essas danadinhas que ficam ocultas!

    Bom, é isso!

    Fica com Deus e que ele continue iluminando sua sabedoria!

    Att.
    Gilberto Carlos

  8. Anonymous disse:

    Como colocar cores ou materiais diferentes nas paredes internas e externas?

  9. Alan SR disse:

    Cara Roberta quero lhe dar os parabéns pela sua didatica ela é incrivel, eu que me considero nível avançado em AutoCad conhecí alguns macetes com as suas aulas. Parebéns

    Alan

    • Olá Alan, bom dia!
      Que bacana seu comentário… muito bom saber que até profissionais com muita experiência conseguem aproveitar algo das videoaulas.
      Será que você poderia disponibilizar algum projeto em AutoCAD para download a fim de ajudar aqueles que estão começando? Já coloquei alguns projetos DWGs meus no site Construir, mas seria bom se você também pudesse colaborar.
      Caso seja possível, por gentileza, envie o arquivo DWG para roberta@construir.arq.br;
      Muito obrigada pelo contato e pelas palavras tão positivas!
      Roberta

  10. Anonymous disse:

    nao consigo fazer os desnhos no angulo que eu quero.como devo fazer

  11. Olá Roberta, tudo bem? Obrigada por este site, é maravilhoso. Tenho uma dúvida com relação a hachura…gostaria de saber o que faço quando a hachura é interrompida onde tem texto, cota; gostaria que ela ficasse por baixo deles, e não interrompida. O que faço? Bjos, obrigada.

  12. Larissa disse:

    Boa noite!

    O site é muito bom.
    Dúvida: há possibilidade de transformar um bloco em hachura?

    Obrigada

  13. Este comentário foi removido pelo autor.

  14. Anonymous disse:

    Bom dia.
    Estou com um pequeno problema. Ao selecionar as paredes para inserir hachura, 2 blocos de paredes não estou conseguindo seleciona-las. O porque disto?
    Desde já agradeço agradeço a atenção prestada.

    Joselito Alves Ribeiro.

  15. Anonymous disse:

    cumprientos a! Como posso converter um dwg para pdf?

  16. Anonymous disse:

    Estou com uma duvida no AutoCAD 2013. Coloco a trama “Gravel” por exemplo num desenho com uma determinada escala. Ao copiar o desenho para um ficheiro novo a trama torna-se sólida, mesmo tendo a mesma escala que tinha no ficheiro anterior. Sabem explicar porque acontece isso, e como resolver?

    Obrigado,

    Nuno Ortiga

  17. Olá, boa tarde!

    E como faço quando o piso tem por ex. tamanho de 20×120?

  18. Wilson disse:

    Porque no autocad 2013 ao selecionar um objeto em zoom ele desaparece? tem como configurar isto?
    Obrigado

  19. Anonymous disse:

    Boa tarde Roberta!!

    Primeiro te agradeço pelas ótimas aulas!!!!

    Temos como colocar hachuras com transparências no auto cad 2007?

    Obrigada

    Carmen Cardoso

Escreva um comentário