AutoCAD Aula 15: Formatando a folha de desenho (MODEL SPACE E PAPER SPACE)

Para formatar a folha de desenho antes da plotagem, proceda da seguinte forma:

1. Clique em FOLHAS ABNT (pode estar com outro nome, como LAYOUT, por exemplo) no canto inferior esquerdo da tela: aparecerão  as folhas de desenho A0, A1, A2, A3 e A4. Obs.: para baixar o arquivo Padrão de Textos, Cotas e Folhas ABNT, acesse a seção AutoCAD do site www.construir.arq.br.

2. Como estamos trabalhando com uma planta, dois cortes e uma fachada,  inicialmente colocaremos os mesmos na folha A1. Se ficarem pequenos em relação à folha, moveremos os desenhos para as  folhas A2.
3. Posicione a folha A1 no centro da tela através do botão de rolagem  do mouse ou use o comando ZOOM (Z + enter / W + enter / abra a  janela sobre a folha A1).
4. Crie um layer com nome ARQ-VIEWPORT e cor 251. Deixe  este layer como corrente.
5. Clique no menu superior em VIEW / VIEWPORTS / 1 VIEWPORT.
6. Abra uma janela no meio da folha A1: aparecerá o desenho em uma escala indeterminada.
7. Para mudar a escala do desenho, clique em PAPER na parte inferior da tela. Qualquer movimento com o mouse refletirá dentro da janela  que você abriu na folha A1. Mexa na barra de rolagem do mouse para conferir.
8. Digite Z + enter e, em seguida, 1000/50xp + enter. A escala desejada deve ser digitada sempre após o 1000. Exemplos: para a escala 1:25, digitaríamos 1000/25xp; para a escala 1:100, ficaria 1000/100xp e assim sucessivamente.
9. ATENÇÃO: provavelmente o desenho aumentou e não coube dentro  da janela, mas NÃO mexa na barra de rolagem do mouse  e NÃO faça qualquer ação associada ao comando ZOOM, pois o desenho já está na escala 1:50.
10. Para sair da janela, clique no MODEL na parte inferior da tela.  Agora o comando ZOOM pode ser usado, se necessário, pois as ações refletirão FORA da janela.
11. Clique sobre o contorno da janela e, em seguida, em qualquer canto sobre um ponto azul. Arraste os limites da janela de tal forma que apenas a planta fique no centro da mesma.
12. Faça uma cópia da janela e coloque ao lado da mesma (comando COPY).
13. Clique sobre o contorno da nova janela e, em seguida, em  qualquer canto sobre um ponto azul. Arraste os limites para achar a posição do corte, deixando o mesmo no centro da nova janela.
14. Se o desenho não ficar proporcional na folha A1, mova planta, cortes e fachada para uma folha que melhor se ajuste aos mesmos. Organize os itens na folha de forma coerente.
15. Apague as folhas que não foram utilizadas.
16. Dê um ZOOM na legenda e complemente os dados do trabalho (DDEDIT + enter).
17. Mude o layer corrente para outro qualquer (ARQ-COTAS, ARQ-MOVEIS, ARQ-ALVENARIA, etc) e oculte o layer ARQ-VIEWPORT clicando na lâmpada ao lado do mesmo.
18. Centralize a folha na tela e salve o arquivo em seguida.
Ficou com alguma dúvida? Trabalha de outra forma com algum dos passos apresentados? Conhece algum “macete” sobre este assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários.  
Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.
Veja o passo a passo desta aula no Vídeo 15:
 

84 comentários

  1. Anonymous disse:

    Professora Roberta, você tem uma ótima didática, pois eu que sempre tive dificuldade de acompanhar aulas em video, estou conseguindo acompanhá-las relativamente bem. Gostaria de saber como configurar a aba do paper sace com folhas ABNT, como está na sua versão 2007, pois não estou conseguindo colocar a minha viewport do meu desenho do model dentro de uma folha ABNT do paper space.como configurar esta aba?Seria possivel fazer este trabalho de outra forma? Desde já, muito obrigada.
    Amália

    • Olá Amália

      Boa noite! Aproveitei sua dúvida e fiz uma videoaula. Se permanecer qualquer questão ou se não entendi corretamente, por gentileza, entre novamente em contato.

      Atenciosamente

      Roberta

      link: http://www.aulascad.com/2012/05/dicascad-04-como-configurar-aba-do.html

    • Anonymous disse:

      Roberta…

      Você esqueceu de especificar que essa configuração só aplica-se para folhas que estejam em formato mm (milímetros) e o desenho em unidade de medidas m (metros), pois se o desenho estiver em unidade de medidas centímetros essa observação já não se aplica. Nos cursos de CAD que apliquei gostava de ensinar a essência do comando para que o aluno pudesse raciocinar quando se deparasse com alguma informação não casual. Por exemplo: quando você diz 1000/100 xp reduzirmos as casas decimais proporcionalmente chegaremos a 10/1 xp, pois entende-se 10mm = 1 Unidade de medida (metros no caso) ou seja, 01 centímetro = 1 metro, que é a escala de 1/100. Espero poder ter contribuído com a informação.

      Ricardo Angelim – T.I. e Eng Civil -
      email: engenheiro.ricardo@hotmail.com

  2. Anonymous disse:

    Olá Roberta, estou gostando muito de suas aulas, gostaria apenas que você postasse algo sobre calculo de aréa.

    Obrigado.
    Taciano

  3. Anonymous disse:

    Boa tarde Roberta.
    Há dois anos fiz um curso de autoCAD e foi muito corrido.
    Na época trabalhava com outra coisa e acabei não treinando, daí esqueci tudo.
    Todos os dias reservo um tempo para estudar. Já estou na aula 15 (é a que estou achando mais difícil). Mas com sua didática, daqui a pouco já estarei “fera”. Querida, muito obrigada.
    Elisabeth

    • Olá Elisabeth, boa tarde!
      Eu também fiz um curso de outro programa em 2010, não treinei e adivinha? Também esqueci tudo! Se tiver qualquer dificuldade com Viewport, escreva-me novamente!
      Com certeza, se treinar, em breve estará fera no CAD!
      Muito obrigada pela participação!
      Roberta

  4. JOAO disse:

    Roberta,

    Estou tentando imprimir um projeto mas toda vez que configuro que dou um preview aparece apenas as linhas de cotas e textos, blocos, paredes, hchuras simpelesmente não são impressas.
    O que devo fazer ? Me tira essa duvida por favor…

    joão
    construtora.jr02@gmail.com

  5. Boa Noite, por que usar A2 expandida e não A2 sem ser expandida ?
    qual é á diferença entre elas? Obrigado

    Att Fernando Cesar
    =)

  6. Muito me alegrei por poder conhecer o teu trabalho, e a sua condição de cristã pois é alicerce inabalavel na vida do ser humano, muito tem me ajudado com o seu material para compreensao melhor do autocad, e sei que a partir do proximo dia 30 sera para mim uma rica oportunidade obrigado por tudo Getulio Gregorio

    • olá Pastor, boa noite!

      Já disse em outras ocasião que é um prazer receber seus comentários e saber que acompanha o blog!

      Realmente, Jesus é tudo em minha vida… minha rocha, minha força, meu consolo, minha alegria… tudo, tudo, tudo… Não dá mais para viver sem meu Senhor!

      Atenciosamente

      Roberta

  7. Anonymous disse:

    Roberta + uma ótima aula essa sua!
    Fico muito grato!
    Fica na PAZ!
    Ass: Marcos Aires

  8. Maycon Carlos disse:

    Boa tarde, Roberta! Estou acompanhando sempre suas aulas e desde ja gostaria de agradecer sua iniciativa.

    Entao vamos la, me corrija no que eu estiver errado por favor. Eu faço meu desenho considerando que 1 metro = 1 unidade no cad, tendo em vista que será impresso em folha A4, na HORA DE PLOTA QUE EU VOU DEFINIR A ESCALA, exemplo: 1/100, vou jogar lá 1000/100xp, e ja pego aquele arquivo base das legendas e linhas no padrao 1/100 para na hora de imprimir ficar bem visivel e padronizado… é isto mesmo?

    p.s.: sou novato no cad e ja fiquei fã de carteirinha kk

    um forte abraço e uma otima semana de trabalho,
    aguardo seu retorno.
    inté

    Maycon Carlos
    rmmartdiv@hotmail.com

    • Maycon Carlos disse:

      Ja vi que esta errado =s apertando “d” vi que la eu crio as minhas configurações, iguais as q vc fez 1:50, 1:1 , … configuro o “fator” e trabalho meu desenho em cima disto… é isso ne?

    • Olá Maycon, boa noite!

      Seu primeiro comentário está certinho se for considerar a montagem das folhas… 1000/100xp, 1000/50xp, etc… (ver Aula 15 – vale se vc desenhou em metros e a folha está em mm, como passei no arquivo padrão)

      Na hora de plotar, vc usará a escala 1:1, uma vez que já arrumou o desenho na escala correta dentro da folha em uma etapa anterior! (ver aula 16)

      Muito obrigada pela participação e por cada palavra!

      Atenciosamente

      Roberta

  9. Anonymous disse:

    Olá Roberta! Parabéns pelas aulas, e obrigado. Estou aprendendo muito.
    Minha dúvida é o seguinte: Quando eu vou fazer aquele passo de “VIEW/VIEWPORT/1 VIEWPORT” faço o retangulo, mas ele cola um outro desenho.

    Júlio Cezar

  10. Anonymous disse:

    Roberta, é chover no molhado dizer que suas aulas são espetaculares e a sua didática é excelente. Me tire uma dúvida. Trabalho em cm e meu formato está em milimetros, quando vou trabalhar no paper space meu fator de escala será: 100/50xp (caso queira o des. na escala 1:50) e assim po diante. Se for em milimetro 10/25xp ( a escala ficaria em 1:25). Agradeço a sua dica.
    Flávio Vasconcellos

  11. Anonymous disse:

    Bom Dia!
    Roberta,

    Gostaria de uma explicação de como fazer um desenho no autocad 2007, em perfis altimétricos com duas escala uma na horizontal e outra na vertical 10 vexes maior que a da horizontal.

    Carlos Reconcavo

  12. Thiago R. Azeredo disse:

    Boa tarde Roberta.
    Desenho na maioria das vezes em metros, onde no model determino 1 unidade como um 1 metro. Ai quando vou escalonar nas pranchas digito z enter 1000/ escala xp.E dá tudo certo.
    Gostaria de saber como faço esse procedimento, quando eu faço o projeto em centímetros (no model digito 1 metro = 100 unidade). Como escalonar esse projeto no layout nas pranchas. Tenho que digitar Z enter 100/ escala xp?
    Já tentei com esse projeto em centímetros, o mesmo procedimento (1000/100 xp) que uso em metros, e o desenho fica muito grande e não cabe em nenhuma prancha que estão em milimetros no layout.
    E se eu posso usar as mesmas configurações que você disponibilizou junto com as pranchas em sua aula, quando eu desenho em centímetro o projeto?

    Espero que você possa me ajudar.Desde já te agradeço porque aprendi muita coisa aqui com você.
    Você ensina muito bem parabéns.
    OBRIGADO…

  13. Bom dia Roberta;
    Como faço o comando para abrir o model no Paper abnt pelo CAD2013?
    o comando VIEW/VIEWPORTS/ 1 VIEWPORT NAO ACHO NO 2013, pois na aba view nao tem viewports…
    Se puder me ajudar desde ja agradeço!
    Obrigado pelo excelente trabalho, tem me ajudado muito.

    Leniel

  14. Anonymous disse:

    Boa noite! Fiz meu desenho em metros… ai fui em Layout, criei uma prancha do tamanho de um A4 (que é onde quero que seja impresso meu desenho) e quando crio um new viewport e abro a janela meu desenho aparece normalmente… só que quando altero para a escala que eu quero, por ex 1:50, o desenho fica minúsculo…
    Já configurei em page setup scale 1:1, plot area layout, folha A4… etc… e continuo com o mesmo problema… preciso de uma ajuda urgente…

    Obrigada e parabéns pelas aulas!!!!!

  15. tariana disse:

    Oi Roberta,
    fiz um comentário para você há pouco mas não sei se recebeu pois na realidade é a primeira vez que usei tal recurso de tanto que gostei de seu blog.
    Agora complemento: de tanto que gostei já o recomendei para uma minha amiga que se chama Elizabeth e é Técnica em Edificações.
    Outro abraço e novamente parabéns.
    Clara

  16. david costa disse:

    Olá Roberta , tudo bem ?
    Eu tenho problemas com escala e queria ver se tem como voc me ajudar …
    eu trabalho com ar condicionado , ai qndo vou copio e colo os blocos de maquinas nos projetos que faço só que dependendo da maquina, ela fica grande ou pequena. eu queria colocar essas maquinas no tamanho padrão do meu desenho , oq eu faço ? me dê um exemplo usando qualquer tipo de escala ?

  17. valdemirfodra disse:

    Sempre acompanhei seu trabalho de divulgação e esclerarecimento sobre o auto cad. Parabéns, você é uma profunda conhecedora deste programa.
    Se me permite, tenho uma dúvida:
    - O que devo fazer para inserir uma planta na escala de 1:100 se ele não cabe no formato especificado pelo cliente? Posso reduzi-la pela metade no model e depois aplicar a escala no paper? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  18. Anonymous disse:

    Olá Roberta! Primeiramente, agradeço por seu carinho com quem quer aprender. Sou professor também, e o dom de ensinar é uma glória para poucos, portanto, parabéns! Tenho uma dúvida: quando vou configurar o paper, abro a configuração da página, escolho o papel A1 e mudo a escala de plotagem para 1000mm = 1 unidade, correto? (Pois o desenho é em metros, então, cada unidade do desenho corresponde a 1000 mm). Acontece que os modelos das folhas que estão no seu arquivo fica muito grande, mais grande ainda quando mudo a escala do desenho para 1:50. Não sei mais o que fazer! Dê-me uma luz! Obrigado.

    p.s.: Deus no céu e a Roberta na terra!

    Att. Maícon César de Oliveira

    • Olá Maícon, boa noite!

      Que satisfação receber reconhecimento de outro educador… Bom demais mesmo… Não sei se entendi sua pergunta, então responderei da forma como trabalho… a folha estiver em MILÍMETROS e o desenho:

      - em metros: use 1000/escala desejada XP
      - em centímetros: use 100/escala desejada XP
      - em milímetros: use 1/escala desejada XP

      Mais uma vez, muito obrigada!

      Roberta

  19. Anonymous disse:

    *ficam muito grandes

    Att. Maícon César de Oliveira

  20. Vanusa Leite disse:

    Oi Roberta boa tarde,
    Olha sei que já tá cheia de elogios, mas primeiramente te agradecer e parabenizar, são perfeitas suas aulas.
    Acompanhei cada passo do desenho do apartamento e fiz tudinho, só que agora nesta aula não dá certo o viewpoint, meu autocad é 2012, e quando vou no viewport como você ensinou, aparece apenas o contorno de um retângulo na viewport e não a planta que fiz.

    O que pode estar acontecendo?

    Se puder me responder ficarei muito agradecida

    Att. Vanusa da Silva Leite

    • Olá Vanusa, boa noite!
      Primeiramente, obrigada pelas carinhosas palavras.
      Clique duas x sobre o retângulo para garantir que esteja trabalhando dentro da ViewPort… Dai digite W + enter e, em seguida, E + enter… O AutoCAD centralizará todo o desenho dentro da VP.
      Atenciosamente
      Roberta

  21. Denise Telles disse:

    Boa noite Roberta,

    Gostaria de saber se seu arquivo padrão já vem com os formatos de folhas na aba paper space assim como vem os padrões na aba model.

    Desde já grata e parabéns pela linda iniciativa de compartilhar seu conhecimento!

    Forte abraço.

    • Olá Denise, boa noite!
      Primeiramente, obrigada pelas palavras.
      O arquivo padrão que disponibilizo traz todas as folhas padrão ABNT em milímetros apenas na aba paper space… No model, você encontrará padrão de textos e cotas para todas as escalas.
      Abçs
      Roberta

  22. Olá Roberta, parabéns pela suas aulas. Estarei divulgando seus trabalhos. Você tirou duvidas minhas sobre escalas e plotagem. Estou voltando a trab com cad depois de 8 meses parado. Sobre a quest de desenhar em “m” ou “cm”, qual é o correto? Trabalhava no ramo de engenharia civil (projetos arquitetônico, elétrico, estrutural, hidro-sanitário, anti-incêndio). Aprendi a desenhar em metros e me disseram que é o correto é em “cm”. O que vc me orienta? At, weslley vieira.

  23. david costa disse:

    Olá Roberta , tudo bem ?
    Eu estou com dificuldades em um projeto e queria ver com você o que posso fazer para mudar essa situação.
    Trabalho com projetos de Ar condicionando em Belo Horizonte – MG.
    Fiz um projeto certin, todo formatado, na escala e usando todas as regras possíveis na elaboração de projeto. E nesse projeto teve situações que fiz o circuito de linha frigorígenas que é representado por duas linhas uma tracejada e outra continua. Geralmente faço essas linhas na espessura 0,05, beleza… mandei plotar! Só que qndo observei o projeto, essas linhas frigorígenas ficaram grossas e nunca isso tinha acontecido comigo, faço e refaço essas linhas e nada resolver , e eu só consigo ver se tem alguma mudança qndo eu mando plotar o projeto, e com isso eu tentei de varias maneiras e não conseguir mudar essa situação. já plotei esse msm projeto e não consigo deixar as linhas bem finas para melhor visualização. lembrando que as linhas estão com espessura 0,05. se possível, preciso muito da sua ajuda.
    Obrigado tenha uma ótima tarde.

    • Olá David, boa noite!
      Provavelmente já resolveu seu problema. Mas se você configurou para espessura 0.05, não entendo como ficou grossa. Sugiro que verifique se no arquivo CTB não digitou 0.5 por engano. Por isso que gosto de fazer em PDF antes, pois é possível conferir antes de mandar para plotagem.
      Lamento por não ter uma resposta mais direta, mas não sei mesmo.
      Muito obrigada pelo contato.
      Roberta

  24. david costa disse:

    Na primeira vez que plotei esse projeto algumas linhas ficaram grossas e outras não, ai eu criei uma nova layer cm a cor cyan e espessura 0,05, e fiz uma linha tracejada e outra continua próximas ao o projeto que estava trabalhando. E usei a ferramenta “propriedades iguais” em todas as linhas, usando sempre essa nova layer de base. Mandei plotar, só que dessa vez as linhas que estavam boas (finas) ficaram tudo grossas! Não sei o que fazer Roberta, se souber alguma dica que pode me ajudar estarei eternamente grato.
    Obrigado!

  25. Marcelo disse:

    Boa noite Roberta logo no começo da aula a sra. faz o simbolo de interrupção do desenho… tentei fazer aki so q não estou conseguindo encontrar os pontos(endpoint, midpoint…), na linha de corte (tracejada).

    São otimas as suas aulas.
    Boa noite.

    • Olá Marcelo, boa noite!
      Aperte a tecla F3 para ativar os pontos de precisão e procure pelo midpoint com o zoom um puco maior e sempre sobre o traço… O endpoint só pegará no início e no fim da linha mesmo, pois não funcionará nos “traços”.
      Muito obrigada pelas palavras!
      Roberta

  26. BloGel disse:

    Boa noite, Roberta
    como que faço para imprimir um desenho feito em milimetros em uma escala 1:100 em uma folha A4.
    Excelentes aulas.

  27. le.todo_bom disse:

    Olá Roberta, antes de tudo parabéns pelas aulas.

    Assisti a maioria delas e não consegui resposta para o problema que estou tendo referente a plotagem.
    Quando abro um novo layout aparece a folha da área imprimivel já com uma viewport nela, Quando tento configura-la para A0 ela não muda seu tamanho e mesmo que eu desconsidere essa folha e crie minha página, carimbo e viewport longe dela, na hora de visualizar a plotagem a imagem que aparece é a parcela do desenho que ficou dentro dessa folha infeliz!
    Já tentei verificar em vários tutoriais como solucionar meu problema e embora eu fazer tudo certinho a danada não muda o tamanho dela!

    Por favor Super Roberta me help!!!! rsr

    Obrigado!

  28. Anonymous disse:

    Olá, Roberta. Bom dia!

    Cheguei no teu site procurando resposta para uma dúvida. Estou com um desenho CAD em PDF. Ao abri-lo todas as linhas estão na cor preta sólida, ao imprimir o arquivo PDF me deparo com várias linhas do desenho claras/cinzas mas na tela isso não dá para diferenciar. (Não uso oculos hein!).

    Seria o caso de quem criou o DWG fez essa diferenciação de cores, o PDF não “enxerga” isso mas a impressora consegue pegar essa diferença?

    O que devo fazer? Só alterando o DWG ou há solução através do ADOBE PDF?

    Rafael Moreira

  29. Igor Brito disse:

    Roberta, primeiramente meus parabéns pelas ótimas vídeo aulas, estão sendo de muita utilidade para mim, estou ingressando na área e as dúvidas ainda são constantes, mas com suas vídeo aulas estão sendo sanadas. Tenho um arquivo e toda vez que vou plotar aparece parcialmente o desenho, alguns pedaços de cotas e alguns pedaços do próprio corpo do projeto não aparecem no pdf, o que posso fazer? Obg

  30. Anonymous disse:

    Olá Roberta,estou começando nesta area agora,com isso estou sempre com duvidas, tenho um desenho no AutoCad 14, na hora de imprimir ele fica menor do que o tamanho do papel escolhido,como faço pra deixar ele no mesmo tamanho do papel?
    Obrigado!

  31. David Costa disse:

    Olá Roberta,
    Já está tudo Ok, conseguimos resolver esse problema aqui na empresa (O problema é que eu estava mandando plotar sem uma configuração de plotagem especifica, por isso o nosso projeto estava ficando com as espessuras dos layers bem espessas. Uma questão tão simples mais por falta de informação isso me atrapalhou bastante). Mas da mesma forma eu agradeço a sua boa vontade e por esta fazendo um trabalho maravilhoso, admiro muito o seu trabalho. Eu atualmente trabalho na área de Projetos de Ar Condicionado ( Sou Desenhista/Projetista – E se Deus quiser um Futuro Engenheiro Mecânico ). Quando consegui esse emprego, eu estava com muita dificuldade para utilizar o Autocad, pois, tinha acabado de terminar o curso de Autocad e estava com muito medo de perder o emprego pelo fato de não conhecer muito o programa. Com o seu site adquirir muito conhecimento para trabalhar, e Graças a Deus as coisas estão indo muito bem aqui na empresa. Muito obrigado novamente por sua ajuda. Eu garanto que Deus esta observando você bem de perto e certamente vendo a o tamanho da sua “Humidade” por compartilhar o seu conhecimento com todos nós, acredito que ainda existem pessoas como eu, procurando uma ajuda, procurando por alguém que possa esta nos auxiliando para ser bons profissionais futuramente. Caso precise de alguma coisa estarei aqui, não sei se vou conseguir te ajudar como você e ajudou, mas irei me esforçar ao máximo para ajudar! Caso queira nos conhecer melhor, a Empresa se chama “Engenhar Engenharia Térmica” (O nosso site logo logo estará pronto http://www.engenharengenharia.com.br). Somos uma empresa nova, mas graças a Deus já fizemos projetos importante no segmento de climatização.
    Muuuuuuuito Obrigado Roberta, isso que você faz é uma coisa sensacional, parabéns ! Te desejo felicidade e sucesso que papai do céu esteja com você a todo momento. Obrigado
    Um Grande Abraço.

  32. Anonymous disse:

    João Vila Nova 29/05/2013

    Olá Roberta, boa tarde, há 15 dias atrás procurando uma aula que me ensine a escalonar desenho ou trabalhar com escala no autoCAD porque eu tinha muita dificuldade, mas também muita necessidade de aprender, aí encontrei a sua aula 15 que foi tudo o que eu queria e tirei as minhas duvidas já aprendi muitas coisas nesta área grassas a sua didática clara e direta que está ajudando muita gente, e eu fico muito grato por sua boa vontade que DEUS te abençoe. mas tenho uma duvida, eu baixei o arquivo padrão de textos e folhas ABNT mas não sei como colocar na posição ao lado do model para utilizar, se você poder tirar esta duvida ficarei muito grato.

  33. Deni Graça disse:

    Boa Tarde , Roberta
    Ja segui todas as aulas ate a aula n°15 ate inda nao tinha encontrado nenhuma duvida. pois nesta aula como trabalho com o autocad 2010 tive muitas duvidas
    qd selecionei a folha paper nao apareceu as outras folhas. 2 como tav a trabalhar com outro desnho ele ficou menos com a folha paper e nao consigo aumentalo para uma escala maior.
    Bjs se poder tir – me dessa k estou fazendo um trabalho para entregar ao meu xefe obrig

  34. ROBERTAAAA,,,, SOCORRROOOOO….KKKKKKKKKKK

    OI ROBERTA, ESTOU ABRINDO A VIEWPORT E INSERINDO FOTOS Q TENHO Q APRESENTAR P/ O CLIENTE.
    PORQUE AS FOTOS Ñ APARECEM, A PLANTA APARECE NORMAL SÓ AS FOTOS Q Ñ ???????
    PQ, PQ PQ ,,,,,,,KKKKKKKKKK

    PRECISO DA SUA AJUDA … GRATO ROBERTA…. FIQUE EM PAZ… SE EU DEIXAR…KKKK

  35. Olá Roberta!

    Estou fazendo tudo bonitinho, porém quando dou o z + enter + 10xp + enter ele fica muito pequeno em relação a folha, ja procurei para ver se a relacao de escala na configuração do layout estava de 1:1 mm e estava! Não sei o que fazer!

  36. Oi Roberta,

    Vc poderia me tirar uma dúvida
    Coloco blocos (CARRO, MESA, SANITÁRIO, ETC) e na hora da impressão não saem na prancha. Imprimo em impressora comum em A4. Como vc poderia me ajudar. Fico muito GRATO. Manoel Neto.

  37. Olá Roberta
    Bem sou iniciante no autocad e trabalho com engenharia ambiental
    E quando eu digo iniciante eu digo, tudo que aprendi foram em tutoriais online existe algum curso indicado ou realmente eu terei de procurar um curso mais aprofundado?

  38. Anonymous disse:

    Professora Roberta,

    Achei bem interessante as aulas. gostaria de sanar uma duvida. Sou iniciante de cad e faço meus desenhos todos em cm. Quando vou escala-los coo devo proceder. E mais, devo deixar a unidade da minha folha de trabalho sempre em mm ou troca-la para cm quando for desenhar?

    • Anonymous disse:

      Olá, blz?

      Roberta deixou explicado aqui neste blog, só que o exemplo que ela deu com centímetros está errado, na verdade é:

      Se a folha estiver em MILÍMETROS e o desenho:

      - em metros: use 1000/escala desejada XP
      - em centímetros: use 10/escala desejada XP (É 10 E NÃO 100 COMO ELA FALOU)
      - em milímetros: use 1/escala desejada XP

      A lógica é assim:

      - 1 metro = 1000 milímetros [100/escalaXP (primeiro exemplo)]
      - 1 centímetro = 10 milímetro [10/escalaXP (segundo exemplo)]
      - 1 milímetro = 1 milímetro [1/escalaXP (terceiro exemplo)]

      Thiago Araújo

    • Anonymous disse:

      alterando o que eu falei…

      A lógica é assim:

      - 1 metro = 1000 milímetros [1000/escalaXP (primeiro exemplo)]

  39. Nossa cara uma das unicas coisas que eu tinha dificuldade no cad vlwwwwwwwww

  40. Luana Nunes disse:

    Boa tarde Roberta,
    Estou na aula 15, e quando vou puxar o view port vem um outro desenho (uma arvore). Vi em um comentário acima que pode ser o osnap ligado, mas desliguei e deu o mesmo erro.

    Obrigada!

  41. Olá Roberta, Boa Noite!

    Quero agradecer seu carinho dedicado a esta pagina. Informar, que este é um verdadeiro canal eficiente. Estou fazendo meu TCC, e, gostaria de obter informações sobre o curso de Revit. Segue meu email para informações. (patricia.rsl.arq@uol.com.br). E que o Deus continue te abençoando mais e mais. Obrigada!

  42. Esdras HS disse:

    Ola Roberta,
    No vídeo 15, vc mostra uns Blocos, acho que deve ser do curso de DecorCAD, já esta disponível para baixar?

    Venho agradecer pela iniciativa de dispor conhecimento para todos.

  43. Re-Cordis disse:

    Olá, Roberta
    Minha dúvida é apenas uma: o desenho que quero que apareça, não apareceu, como posso fazer pra que apenas ele fique no centro.Não pode rolar o mouse, mas pode arrastar o desenho?

  44. Boa Noite!!
    Primeiramente..Parabéns Roberta pelo seu trabalho, belíssima iniciativa!
    Aprendi muito com suas aulas!!
    Estou com uma dúvida:
    Quando configurei minha planta p/ impressão ocorreu tudo certinho.. No momento em que a janela de impressão abriu, as portas e janelas ñ apareceram.. O que eu faço???

  45. sthudio7 disse:

    Bom Dia!!
    Roberta, estou com esse problema.
    eu configuro minha folha A0(1189×841) no model
    quando jogo para paperspace ela vem minuscula. você poderia me ajudar?
    obrigado!!

  46. sthudio7 disse:

    Bom Dia!!
    Roberta, estou com esse problema.
    eu configuro minha folha A0(1189×841) no model
    quando jogo para paperspace ela vem minuscula. você poderia me ajudar?
    obrigado!!

  47. Édio disse:

    Prof.ª Roberta! Na aula 15 (formatando a folha de desenho) você usa o arquivo padrão de texto na escala 1/50, pois a escala a ser usada para plotagem é 1/50. A minha duvida e quando você faz os dois exemplos na escala 1/100 e 1/25, tenho que mudar o arquivo padrão de texto para essas escalas ou deixo o arquivo padrão de texto de 1/50?

  48. BOA TARDE PROFESSORA. EU TO COM UMA DÚVIDA: EU TRABALHO COM AUTOCAD E FIZ VÁRIOS DESENHOS, SÓ QUE MEU PATRÃO QUER QUE EU COLOQUE ESSES DESENHOS EM UMA ÚNICA PRANCHA. COMO FAÇO? EU POSSO APROVEITAR OS DESENHOS QUE JÁ TENHO OU TEREI QUE FAZER TUDO DE NOVO? POR FAVOR, ME AJUDE.

  49. Boa noite Roberta, em primeiro lugar quero parabeniza-la pelo trabalho e consideração de disponibilizar na internet. Já fiz dois cursos de autocad, mas não é meu forte, no entanto, preciso, sou eng civil. Com suas aulas consigo aprender e desenhar.
    Tenho duvidas:
    Qual a espessura dos layes? qual o padrão para paredes, janelas e etc. seguir o que aprendi aqui, mas ficaram bem fininhas. Em algum lugar vc disse para assistir a aula 15, mas tb não vi como definir a espessura dos layers.
    outra duvida: é melhor começar desenhando dentro do formato?

    muito obrigada

    Engª Jurlaine.

  50. Anonymous disse:

    Olá Profa. Roberta
    Na lista do Paper Size – Ploter DesignJet 750C C319A.pc3, não aprece a folha A0 (1189 x 841), como faço para inseri-la na lista.
    Já tentei pela Properties – Custom Paper Sizes e uma mensagem pede para reduzir o tamano.
    A maior folha que está lista é o A1 (841×594).

  51. Anonymous disse:

    Olá galera
    A Profa. Roberta deve estar muito ocupada e não vai ter tempo para responder sobre nossas dúvidas. Caso algué possua conhecimento para responder aos participantes, vamos ajudar.

    Minha dúvida alguém já postou::
    “Na lista do Paper Size – Ploter DesignJet 750C C319A.pc3, não aprece a folha A0 (1189 x 841), como faço para inseri-la na lista.
    Já tentei pela Properties – Custom Paper Sizes e uma mensagem pede para reduzir o tamano.
    A maior folha que está lista é o A1 (841×594)”.

  52. Andre Martins disse:

    Roberta, boa tarde.
    Baixei a versão do AutoCAD 2015 (English). Então baixei esse arquivo de configuração de “Padrão de Textos, Cotas e Folhas ABNT” do site http://www.construir.arq.br
    O problema é que da erro, as linhas ficam coladas ao abrir o autocad, gerando uma confusão total e impossibilitando o uso na versão 2015.
    Você poderia disponibilizar esse arquivo para o AutoCAD 2015.
    Obrigado

  53. Reinan Costa disse:

    Professora Roberta, não tenho muita experiência em AutoCAD e estou fazendo um mapa de um terreno de 424 tarefas de terra e apliquei uma escala 1000/5000xp., foi a que mais achei adequada, será que isso tá certo mesmo? tem algum tipo de exceção ou limitação para o uso de escala, sei lá só uma duvida mesmo.

  54. Anonymous disse:

    Profª Roberta, suas aulas são ótimas, adquiri o pacotão 14×1, já assiti as aula cad intermediario e avançado, como ter o certificado.
    Grato. Vanildo melo

Escreva um comentário