AutoCAD Aula 25: Como ajustar a escala e a unidade de um bloco (SCALE)

Blocos são desenhos prontos que inserimos em um projeto: camas, sofás, peças sanitárias, veículos, pessoas, etc. Se você ainda não sabe como inserir um bloco em seu desenho, sugiro que veja a Aula 07 antes de prosseguir com a leitura deste post.

Muitas vezes, quando baixamos blocos da internet, deparamo-nos com desenhos em escalas e unidades diferentes daquelas com as quais estamos acostumados a trabalhar. A maioria dos arquitetos, por exemplo, trabalha em metro, ou seja, uma unidade do desenho em AutoCAD corresponde a um metro. Porem, algumas pessoas  fazem o desenho de um bloco em centímetros (uma unidade do AutoCAD equivale a um centímetro) ou em milímetro (uma unidade do AutoCAD corresponde a um milímetro).

A partir do comando SCALE, é possível mudar a escala de um desenho e também a unidade de referência em que o mesmo foi desenhado. Entenda, porem, que não existe um comando no AutoCAD que configure automaticamente a escala ou unidade de um desenho. É você quem define como trabalhar, associando uma unidade do AutoCAD a uma unidade de medida real (metro, centímetro, milímetro, etc)!

Para aplicar o comando SCALE, proceda da seguinte forma:

1. Digite SC + Enter.

2. Selecione o objeto a ser escalonado + Enter.

3. Clique no ponto de referência a partir do qual o objeto será escalonado.

4. Digite o fator de escala conforme Tabela 25.1 e, em seguida, a tecla Enter para finalizar o comando.

Tabela 25.1: Definição do fator de escala de um desenho em AutoCAD

UNIDADE DO
DESENHO ORIGINAL
UNIDADE DO DESENHO FINAL
FATOR DE ESCALA
milímetro
centímetro
0.1
metro
0.001
centímetro
milímetro
10
metro
0.01
metro
milímetro
1000
centímetro
100

 

Atenção:

a) Fator de escala > 1 – o desenho aumenta.

b) Fator de escala < 1 – o desenho diminui.

c) Se você não souber a unidade de desenho, aperte Ctrl + 8 e aparecerá uma calculadora. Divida uma dimensão conhecida do desenho final (desejado) pela dimensão correspondente do desenho original (clique sobre o ícone de régua para medir o desenho original). Use “/” (barra) entre as duas dimensões para expressar a operação de divisão (exemplo 20/30). O resultado será o fator de escala. Clique em Apply e Enter.

Deixe abaixo seu comentário com dúvidas e/ou sugestões para aulas futuras e, se desejar ser avisado sobre as próximas videoaulas,  clique aqui e se inscreva em meu canal no youtube.

Veja o passo a passo desta aula no Vídeo 25:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

42 comentários

  1. Anonymous disse:

    Bom dia Roberta, desde que conheci seu blog visito sempre, estou aprendendo muito com voçê.
    Queria dar uma sujestão de aula, sobre desenho isométrico, como um banheiro ou cozinha e suas instalações hidráulicas. Desde já lhe agradeço

    Tiago Gomes
    Parnaíba-PI

    • Olá Tiago
      Que coincidência, estava pensando mesmo em uma aula com detalhamento de áreas molhadas, e posso incluir a vista isométrica também. Aproveitarei sua sugestão em momento oportuno, muito obrigada!
      Roberta

  2. Anonymous disse:

    boa noite roberta,você poderia preparar uma video aula voltada para parte hidraulica da edificação por favor,adoro seus videos.

    Leandro gonçalves
    Recife/PE
    leandro-st19@hotmail.com

  3. GilmafCAD disse:

    Não é possível abrir a tela deste vídeo da aula 25 para que eu relembre um comando estou indo p/ o youtube p/ assistir aula 25 scale de um bloco. Obrigado.

  4. Mariana disse:

    Olá! Roberta,
    Esta sendo de grande ajuda acompanhar suas aulas!
    Salvei o arquivo Template que você usa para eu usar, porém, sempre desenhei no cad em centimetros e não em metros. Se for possível, gostaria que você me ajudasse a transformar este template para centimetros. Na sua aula 19 você comentou que teria uma outra aula ensinando como configurar cotas e textos de acordo com a unidade escolhida, não encontei essa aula disponível. Caso ela exista me manda o Link. Parabéns pela sua iniciativa! É muito bom saber que ainda existem pessoas que tem interesse em dividir suas experiencias e sabedorias!
    Muito obrigada!
    Mariana Spinola

  5. Anonymous disse:

    Ola Roberta, tudo bem?
    Muito interessante seu blog. Eu tambem sou arquiteta, trabalho com AUTOCAD ha muitos anos, sempre em centimetros, estou precisando fazer um projeto em inches mas nao consegui entender como mudar a unidade, voce poderia me ajudar? ficaria muito grata a voce.

    Obrigada,

    Aurea

    • Olá Aurea, bom dia!

      Tudo bem, obrigada! Espero que você também!

      Eu sei mudar a unidades das medidas que aparecem no comando DISTANCE (Dist + enter)… acho que pode lhe ajudar…

      Digite UNITS + Enter… Em Length – Type, mude a unidade para Architectural… a unidade mudará para Inches, uma vez que a unidade usada pelos arquitetos americanos é polegada…

      Teste agora o comando Dist + Enter…

      Atenciosamente

      Roberta

  6. Olá Professora Roberta,
    Queria lhe dar meus parabéns pelo excelentíssimo trabalho e agradecer por estas aulas maravilhosas que têm em seus blogs.

    Eu estou com uma dúvida sobre no uso da escala em blocos.
    A dúvida é a seguinte. Sempre que reduzo a escala de um bloco onde há uma circunferência ou elipse, ele perde o formato circular, apresentando lados e e vértices.
    Existe algum modo para recuperar o formato original?

    Grato,
    Bruno Bandeira

  7. Anonymous disse:

    ola professora, eu queria saber, aquele símbolo do nivel que esta planta do estudo basico,em cor vermelha, as aquela medida são em relação a quais pontos da planta da casa ou apartamento. Obrigado
    Juliano

  8. Oi Roberta, depois que fiz esse passo a passo de mudar meu desenho de centimetros para metro, ele ficou com a cota grande ainda.. sei que existe um atalho que aperta e ele arruma automaticamente, mas não lembro. Você pode me ajudar?

    Att, Gabriela.

  9. Anonymous disse:

    Ola Roberta, obrigado pela ajuda que vc tem dado.
    Adorei a decoração desta planta da aula tem como enviar por email.
    Bjs

    nhyky@hotmail.com

  10. Anonymous disse:

    Olá, Roberta,

    Instalei agora o AutoCAD 2013, estou com problema nas cotas de medição, não aparece as medidas,onde posso configurar isso?

  11. Boa tarde Roberta,

    Um duvida por favor, importei uma aquivo do pdf para dwgm entao ficou destorcido, nao estou conseguindo colocar na escala natural do autocad. Você poderia me ajudar? Espero respostas, fico grata. Seu site é maravilhoso!
    Abraços!

    Regina

  12. Anonymous disse:

    Ola Roberta,

    Sou iniciante em autocad e eu estava sofrendo para ajustar um desenho devido a escalas distintas entre blocos e a planta.
    E a explicacao dessa aula 25 foi perfeita para o meu entendimento. Muito obrigado pela sua ajuda!

    Parabenizo pelo seu trabalho e por todo o material que dispoe a todos nos.

    Um grande abraco,
    Sergio

  13. Olá Roberta, tudo bem ?
    Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.
    Roberta utilizo o AutoCAD 2013 e quando abro a calculadora CTRL-8, ele abre a calculadora como no vídeo, so que não aparece o APPLY, ou seja ele faz o calculo, mostra o fator, mas não consigo aplicar no bloco.
    Você tem ideia de porque isso acontece ?

    Muito Obrigado por sua disponibilidade em ajudar .

    Uma Abraço.
    Carol

  14. BUGATTI disse:

    Bom dia Roberta, tudo bem?
    Eu estou com um pequeno probleminha no Auto Cad, quando eu faço uma planta baixa, sempre faço em metros na escala 1:1, mas eu não sei se estou certo, é que faz tempo que eu não trabalho com Cad, mas quando se faz em metros escala 1:1, e passa para layout, o certo é não caber na folha representada? Por exemplo, em uma folha A4 nunca iria caber um edifício na escala 1:1, iria? Mas dai eu vou lá desenho o edifício tudo e na hora que passa para layout o Prédio esta no A4, e eu nem mudei escala nenhuma, e quando eu imprimo vou calcular a escala que esta o desenho, e sempre da numero com virgula, exemplo uma linha com 7 cm e tamanho real igual a 10m, da 1:142,857… e isso é praticamente impossível, eu não sei nem se pode colocar escala desse tipo em uma planta. Teria como você me ajudar, eu tenho um projeto grande para fazer, mas tem que sair certo dês do começo para não dar problema no final.
    Agradeceria muito a sua ajuda se possível.
    Muito obrigado por sua atenção
    ATT: Ivan A.

  15. Anonymous disse:

    Boa tarde Roberta!
    Primeiramente gostaria de dizer q suas aulas são excelentes!Melhor do q estas video aulas só se fossem presenciais.Estou em uma dúvida mto grande!Sou novata por aqui e não consigo entender mto bem as benditas escalas.
    Qdo uso / ou . estou dividindo ou multiplicando um desenho?Fiz alguns desenhos em escala 1/125 e agora preciso passar todos pra escala 1/100.Me ajude!
    Carolina

  16. Anonymous disse:

    Boa noite, suas aulas sao muito boas.
    Gostaria de saber como colocar o simbolo de nivel no meu desenho?

    Obrigado

    Nado

  17. Ramon Caique disse:

    Olá Roberta, Sempre acompanho o as aulas e tudo de novo no seu blog e no seu canal no You tube, tenho uma pergunta a fazer agradecerei muito se a senhoria responder, é a seguinte: Estou fazendo curso de Auto CAD, só que nas máquinas do Local onde eu faço o Curso os softwares são todos versão 2009, baixei e instalei as versões 2013 e 2014 na minha casa, só que meu professor disse que essas duas aí 2013 e 2014 não rodam o Arqui, essa informação procede? Já que o Auto CAD 2013 e 2014 não abre inicialmente unidades de medidas como em versões anteriores???

  18. MARCO disse:

    Olá Roberta tudo bem? Em primeiro lugar parabéns pela sua iniciativa de dar auxílio para as pessoas aprenderem. Quem dera todos fossem assim como vc e pensassem dessa maneira! Umas pessoas ajudando as outras pelo prazer de ajudar. Estou com uma pequena duvida, quando tenho uma planta toda cotada e dou o comando scale tanto para reduzir ou ampliar, ele muda a planta porém muda também as cotas se uma medida estiver com 5 metros e der a escala 1/2 a medida fica com 2.5 ou seja ele divide também por 2 a medida, como manter o mesmo tamanho de medida proporcional a planta e a mesma cota ? obrigado e abraços tudo de bom

  19. Bruno Bonafé disse:

    Olá, tenho uma dúvida, sou inciante do autocad e meu problema é o seguinte, passei uma planta baixa do papel para o autocad, porém acho que não defini escala de início, apenas configurei para cm e fui desenhando, rs.

    Porém, como o desenho todo é muito grande, e possui áreas pequenas, ao imprimir no A1 as partes pequenas ficaram realmente muito pequenas. Então, decidi imprimir separadamente as áreas menores também em folha A1.

    Só que continua pequena, como faço para mudar a escala desse pequeno trecho?
    Pelas contas que fiz aqui 1:50 seria o tamanho ideal para caber na folha A1. Só que não sei como mudar o tamanho somente de uma área.

    Será que pode me ajudar?

    meu e-mail: brunopg999@hotmail.com

    Obrigado desde já.

  20. Daniel Paiva disse:

    OLa, toda vez que inicio um projeto no meu autocad vejo tudo minisculo, isso seria configuração de cotas?

  21. Tatiana Sousa disse:

    Ola Roberta, tenho uma duvida cruel!
    Fiz meu desenho em metros, ai peguei o modelo de cotas, cotei na 1:10 so que na hora que vou plotar na a3, escala 1:10 fica minusculo nem vejo. O que to fazendo de errado…Pelo amor de Deus

  22. Navaldo Filho disse:

    ola roberta são otimas suas aulas,mas acho que se usar o mesmo desenho para não complicar as escalas
    Seria excelente.

  23. tattoo disse:

    Oi Roberta!

    Parabéns, sua aula é muito boa, vc é simples e clara nas suas explicações, estou aprendendo AUTOCAD 2D e me preparando para o 3D, Acompanho suas aulas e suas dicas, trabalho muito, então seus vídeos salvam minha vida, rsrs
    Por favpo me tira uma dúvida, os blocos que criamos no cad, dá pra salvar em uma pasta do pendrive ou do computador, para uso posterior?
    Bjus e continue assim generosa, que Deus com certeza te cubrirá de benção por sua generosidade!

  24. Boa tarde roberta!
    Gostaria muito de uma aula sobre tamanho do texto em diferentes escalas:1:50,1:100,1:100…
    Ficarei muito grato e ancioso pela aula!
    Forte abraço.

  25. Boa tarde roberta!
    Gostaria muito de uma aula sobre tamanho do texto em diferentes escalas:1:50,1:100,1:100…
    Ficarei muito grato e ancioso pela aula!
    Forte abraço.

  26. MAX NAIER disse:

    Bom dia Roberta!
    Muito bom o seu trabalho excelente.
    Gostaria de sugerir uma aula dando dicas de como criar um arquivo base para iniciar todos os projetos. Como e o que devo configurar e padronizar para todos os meus projetos. Desde já agradeço!

  27. Anonymous disse:

    Bom dia Roberta!
    Simplesmente perfeito esse teu site!!!
    Parabéns pela clareza e objetividade em que demonstra.
    Muito obrigada pela ajuda!
    Abraços

  28. Nossa estou feliz, pois estava baixando blocos e nada batia com nada. muito obrigada pela ajuda!!

  29. Anonymous disse:

    Ola Roberta ! bom dia… gostaria de um curso de criação de imagens a partir do projeto arquitetônico.
    Grato.

  30. Anonymous disse:

    Gento é só seguir a escala métrica : Km Hm Dam M dc cm mm.
    0 0 0 1 0 0 0
    1 M = 1000 mm
    1M = 0,001 Km. Só deslocar a virgula de acordo a tabela acima.

    Muito bom os vídeos. Uma paciência incrível.

Escreva um comentário