DicasCAD 01: Planta de cobertura e cortes de um telhado de várias águas

Iniciando nossa primeira DicasCAD, analisaremos o projeto enviado pelo leitor Rafael Gomes, que pediu para verificar se os cortes do telhado de várias águas estão corretos. O projeto original pode ser visualizado na Figura 1.1:

 

Figura 1.1: Projeto de residência assobradada com telhado de várias águas
(clique sobre a imagem para ampliar)

Assista ao Vídeo 01 e descubra a resposta:

Você também tem dúvida em algum projeto específico? Poste abaixo na seção de comentários e envie o arquivo para roberta@construir.arq.br. Sua dúvida pode virar nossa próxima videoaula! Não se esqueça apenas de deixar uma autorização por escrito para podermos usar seu arquivo e citar seu nome.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários

  1. Paulo Dom disse:

    Show de bola Arq. Roberta.
    Vi que você tirou a barrinha do blog e ficou muito bom.
    Ah só o forum que tentei me cadastrar e não funcionou, mas acho que você acerta isso rápido.
    De resto está maravilhoso os blogs.
    Vamos aproveitar, caso precise de algo só chamar.

  2. Paulo Dom disse:

    Magina Roberta, estamos aqui pra ajudar de uma forma ou de outra.
    O fórum não respondia mas olhando horas depois percebi que está tudo ok mesmo.
    O código que te passei funcionou muito bem em meu blog (http://stremox.blogspot.com.br/), não sei como é seu templates talvez seja muito diferente do meu.
    Mas mesmo assim você conseguiu.
    Quanto a divulgar seu blog estarei sempre te apoiando pois vi que você foi gentio e muito humilde em aceitar minhas dicas para seu blog.
    Eu que agradeço.

  3. Boa tarde Roberta. Meu nome é Edielson.
    Sou novo, tanto no sit quanto com cad.
    Desde já agradeço pela sua dedicação ao sit.Obrigado mesmo!!
    Quero aprender trabalhar com Cad. Sou Operador de Guindaste e estou me qualificando com Planejador de Rigger (Elevação de carga). Quero fazer meus desenhos no cad.
    Vc sabe dizer qual a versão do CAD seria a mais indicada? Tanto para o inicio quanto para o mercado de elevação de carga.

  4. ola Roberta vi suas aulas e já admiro você gostaria de saber se você daria umas dica online para mim tipo combinamos umas aulas online você teria tempo ou se você tiver material pronto sobre cortes e algumas regras de desenhos ficaria grato estou começando no ramo mas tenho muitas duvidas um abraço a ate mais

    • Olá Eliane, bom dia!
      Acredito que 2 módulos deste blog lhe ajudarão bastante:
      1. Básico e Intermediário – ensino a fazer um projeto de apartamento completo com planta, cortes e fachada.
      2. Tópicos Avançados: ensino a fazer planta de cobertura, cortes e fachadas de telhados, dentre outros assuntos.
      Acesse no menu superior.
      Obrigada pelo apoio
      Roberta

  5. Dino disse:

    Oi Roberta, olha, fiquei sem ár!! Quando começei a assistir essa dica pensei commigo, isso vai ser difícil, mas quando você foi desenvolvendo o comando offset e o telhado foi tomando forma, eu fiquei estático!! Porque o meu instrutor de desenho arquitetônico não nos ensinou assim!!??? Simples, descomplicado, sem terminologias e cálculos desnecessários (não que eu despreze a terminologia e os cálculos, jamais!! Devemos aprender o porque e o como fazer as coisas!!). Simples e objetiva, direto ao ponto!! Simplesmente fan.tas.ti.co!! Parabéns por esse maravilhoso dom de Deus de ensinar, e ensinar com competência de quem sabe o que está fazendo!! Deus a abençoe muito!!

  6. Anonymous disse:

    Roberta parabens ja conhecia essa dica e é muito boa, mas tenho uma duvida o que vazer qdo um dos lados do imovel é um arco como fica o telhado nesta parte

    Se precisar te mando um desenho do que estou falando.

    Grato

    Marcelo

  7. tiago silva disse:

    Olá bom dia
    Quero lhe disser que você manda muito no cad. continue sempre assim
    Ajudando-nos.
    Eu comecei há pouco tempo no cad., mas estou super. Empolgado gosto bastante e pretendo atuar na área assisto sempre as suas aulas.

    Grato
    Tiago

  8. Rodrigo disse:

    Bom dia Roberta, queria tirar uma dúvida, criei o telhado em 2D de 7 águas, e em uma dessas águas a declividade é 70%, no 2D tudo ok, mas quando passo para o 3D todas as águas ficam com 100% declividade, como é que eu faço pra escolher uma única água com declividade diferente das outras? Obrigado!!!!

  9. Olá Roberta, enviei um Email no referido endereço e nele estão os anexos do projeto de uma planta baixa, cortes e fachada. Sou iniciante e este é o meu primeiro projeto, o fiz com a ajuda de suas aulas no You Tube e no Blog. Poderia dar uma olhada neles? Há a possibilidade de vc fazer uma video-aula sobre este assunto?

Escreva um comentário