DicasCAD

DicasCAD 17: Ajustando a escala da prancha de maneira fácil e rápida

O ajuste da escala do desenho, pode ser feiro de algumas formas. Neste tutorial, vou mostrar uma maneira fácil e rápida, para colocar o desenho em escala na prancha. Desta forma não será necessário utilizar o tradicional comando Z Enter + S Enter”, pois utilizaremos as escalas já configuradas. Para configurar a escala, leia o Tutorial: Como configurar a escala para ser utilizada na montagem das pranchas“. Nele mostrei como configurar as escalas,  agora vou aplicar elas nas pranchas.
Para começarmos a aplicar as escalas nos desenhos da prancha, você já deve estar com os desenhos prontos. Assim que os desenhos das planta, cortes e fachadas estiverem terminados, ficará mais fácil para determinar a folha ideal. Tendo em vista, que você já tenha aprendido a achar a folha ideal, neste tutorial vou apenas a aplicar a escala. Se você ainda não aprendeu a descobrir o tamanho da folha, leia o tutorial:AutoCAD Aula 15: Formatando a folha de desenho (MODEL SPACE E PAPER SPACE)ouclique aquiVocê também pode utilizar desta nova maneira, para achar o tamanho da folha.
Para começarmos, vou utilizar uma prancha onde colocarei o desenho na escala. Nesta folha, a “Viewport” está com a sua área grande e o desenho centralizado nela.
Note que na “Barra de Status”, não aparece o ícone do “Annotation scale of the curren view”, onde configuramos as escalas ensinadas no tutorial anterior. Este comando só irá aparecer, depois que você ativar a “Viewport”.

 

Agora, basta dar um clique na linha da “Viewport” que irá mostrar a escala atual do desenho.

 

Em seguida, clique na seta ao lado do número da escala, que irá aparecer as escalas que foram configuradas.
Na minha prancha, meus desenhos deverão ficar na escala 1:50. Ao clicar na escala 1:50, o desenho se ajustará a escala selecionada.

 

Agora de dois cliques dentro da “Viewport” para ativa-la. Utilize o comando “Pan” para ajustar o desenho dentro na janela.

 

Ajuste a janela da “Viewport” para que o desenho fique enquadrado nele. Assim conseguirá colocar mais desenhos em uma folha.

 

Para confirmar se está na escala desejada, clique na linha da “Viewport” que na “Barra de Status irá mostrar a escala da “Viewport” selecionada. Todas as “Viewports” estão na escala 1:50 e apenas o detalhamento está na escala 1:25.

 

Com este processo, fica bem mais simples e fácil de colocar os desenhos em escala. Apenas clicando na Viewport e em seguida na escala desejada, sem ter que ficar digitando o tradicional comandoZ Enter + S Enter”, onde muitos se confundem e as vezes erram a sequencia deste comando.
Para ver o tutorial: “Como configurar a escala para ser utilizada na montagem das pranchas“, onde configuramos as escalas clique aqui.
unspecified

Sobre o Autor

  • João Goes

    Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: