• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 15/02/2012

  • 109 Visualizações

Básico e Intermediário

AutoCAD Aula 15: Formatando a folha de desenho (MODEL SPACE E PAPER SPACE)

premium

Para formatar a folha de desenho antes da plotagem, proceda da seguinte forma:

1. Clique em FOLHAS ABNT (pode estar com outro nome, como LAYOUT, por exemplo) no canto inferior esquerdo da tela: aparecerão  as folhas de desenho A0, A1, A2, A3 e A4. Obs.: para baixar o arquivo Padrão de Textos, Cotas e Folhas ABNT, acesse a seção AutoCAD do site.construir.arq.br

2. Como estamos trabalhando com uma planta, dois cortes e uma fachada,  inicialmente colocaremos os mesmos na folha A1. Se ficarem pequenos em relação à folha, moveremos os desenhos para as  folhas A2.

3. Posicione a folha A1 no centro da tela através do botão de rolagem  do mouse ou use o comando ZOOM (Z + enter / W + enter / abra a  janela sobre a folha A1).

4. Crie um layer com nome ARQ-VIEWPORT e cor 251. Deixe  este layer como corrente.

5. Clique no menu superior em VIEW / VIEWPORTS / 1 VIEWPORT.

6. Abra uma janela no meio da folha A1: aparecerá o desenho em uma escala indeterminada.

7. Para mudar a escala do desenho, clique em PAPER na parte inferior da tela. Qualquer movimento com o mouse refletirá dentro da janela  que você abriu na folha A1. Mexa na barra de rolagem do mouse para conferir.

8. Digite Z + enter e, em seguida, 1000/50xp + enter. A escala desejada deve ser digitada sempre após o 1000. Exemplos: para a escala 1:25, digitaríamos 1000/25xp; para a escala 1:100, ficaria 1000/100xp e assim sucessivamente.

9. ATENÇÃO: provavelmente o desenho aumentou e não coube dentro  da janela, mas NÃO mexa na barra de rolagem do mouse  e NÃO faça qualquer ação associada ao comando ZOOM, pois o desenho já está na escala 1:50.

10. Para sair da janela, clique no MODEL na parte inferior da tela.  Agora o comando ZOOM pode ser usado, se necessário, pois as ações refletirão FORA da janela.

11. Clique sobre o contorno da janela e, em seguida, em qualquer canto sobre um ponto azul. Arraste os limites da janela de tal forma que apenas a planta fique no centro da mesma.

12. Faça uma cópia da janela e coloque ao lado da mesma (comando COPY).

13. Clique sobre o contorno da nova janela e, em seguida, em  qualquer canto sobre um ponto azul. Arraste os limites para achar a posição do corte, deixando o mesmo no centro da nova janela.

14. Se o desenho não ficar proporcional na folha A1, mova planta, cortes e fachada para uma folha que melhor se ajuste aos mesmos. Organize os itens na folha de forma coerente.

15. Apague as folhas que não foram utilizadas.

16. Dê um ZOOM na legenda e complemente os dados do trabalho (DDEDIT + enter).

17. Mude o layer corrente para outro qualquer (ARQ-COTAS, ARQ-MOVEIS, ARQ-ALVENARIA, etc) e oculte o layer ARQ-VIEWPORT clicando na lâmpada ao lado do mesmo.

18. Centralize a folha na tela e salve o arquivo em seguida.

 

Ficou com alguma dúvida? Trabalha de outra forma com algum dos passos apresentados? Conhece algum “macete” sobre este assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários.

 

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

Veja o passo a passo desta aula no Vídeo 15:

 

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: