• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 16/02/2012

  • 110 Visualizações

Básico e Intermediário

AutoCAD Aula 16: Plotando e imprimindo desenhos a partir de arquivos PDF (PLOT)

premium

Combo 04 - apto

Até dois anos atrás, somente plotava meus arquivos do AutoCAD em PLT. Muitas vezes, era surpreendida quando o motoboy chegava da copiadora com as impressões: várias hachuras vinham com falhas ou manchas rosas, principalmente se o desenho tivesse “sólidos” (tipo de hachura comum em layouts de arquitetura).

Para resolver este problema, passei a formatar os arquivos em PDF, pois seria possível ver com antecedência como ficaria a impressão no papel. É claro que existem programas que permitem a visualização de arquivos PLT, mas, geralmente, expiram em 30 dias. Alem disto, o PDF tem a vantagem de poder ser enviado e facilmente aberto pelo cliente e fornecedores que não utilizam o AutoCAD.

Algumas versões mais antigas do AutoCAD não apresentam a opção para a conversão em arquivos PDF. Se for o seu caso, sugiro que entre no link www.pdf995.com/download.html e baixe os dois arquivos a seguir: 

– Pdf995 Printer Driver – Version 10.0

– Free Converter – Versão 1.2

Após a instalação, será possível imprimir diferentes arquivos em PDF: Word, Excel, PPT, AutoCAD, etc. A opção aparecerá sempre junto das impressoras e plotters instalados em seu computador. Porém, como o programa é gratuito, há o inconveniente das janelas com propagandas, que aparecem cada vez que utilizamos este recurso.

Para formatarmos nosso arquivo de trabalho em pdf, será necessário configurarmos um arquivo padrão para plotagens com extensão CTB. Para imprimir do segundo arquivo em diante, inclusive em sua impressora A4, bastará carregar o arquivo já criado (exceto se você usar outra configuração de cores para os layers).

Considerando que sua versão do AutoCAD tem a opção para PDF ou que você já baixou e instalou o PDF995 (ou similar), siga estes passos para plotar um desenho:

1. Certifique-se de que o layer ARQ-VIEWPORT esteja oculto, a fim de que não saia na impressão final. Este layer também não pode ficar corrente, caso contrário, qualquer item novo que seja desenhado ficará oculto na tela.

2. Checar se as linhas com layer ARQ-LINHACORTE está visivelmente com “traço e dois pontos” tanto no MODEL SPACE (onde desenhamos) como no PAPER SPACE (onde montamos as folhas). Caso negativo, clique no menu superior FORMAT, LINETYPE, desmarque a opção USER PAPER SPACE UNITS FOR SCALING e clique em OK. Se não houver mudança imediata no formato da linha, salve, feche e abra novamente o arquivo. Adote o mesmo procedimento para arquivos com linha tracejadas, pontilhadas, etc.

3. No menu superior, clique em FILE/PLOT ou aperte CTRL + P: uma janela para configuração da plotagem será aberta.

4. No item PRINTER/PLOTER – NAME, escolha:

– DWG To PDF.pc3

ou

– PDF995 (para versões mais antigas)

5. No item PAPER/SIZE, procure pela folha que corresponda ao padrão utilizado para a configuração de sua residência ou apartamento. No nosso exemplo, a planta, os cortes e a fachada do apartamento ocuparam uma folha A2.

6. Se não encontrar a folha nas dimensões adequadas, clique em PROPERTIES (ao lado de PRINTER/PLOTER) para criar uma nova folha. Na nova janela, clique em CUSTOM PAPER SIZES e, em seguida, em ADD, AVANÇAR e digite as dimensões da folha desejada (em milímetros). Clique em AVANÇAR, coloque zero (0) em todas as margens, AVANÇAR, digite o novo nome da folha na frente das dimensões, AVANÇAR, CONCLUIR, OK.  Saiba que a largura máxima de uma plotter é de 900mm.

A0 – 1189x841mm

A1 – 841x594mm

A2 – 594x420mm

A3 – 420x297mm

A4 – 297x210mm 

7. No item SCALE, escolha 1:1, unidade milímetros. Como a folha de trabalho está desenhada em milímetros no PAPER SPACE, a escala de plotagem será sempre 1:1, não importando a escala que escolhemos para o desenho no MODEL SPACE.

8. No item WHAT TO PLOT, escolha WINDOW. Se esta opção já estiver marcada, clique no segundo WINDOW e abra uma janela sobre a folha do desenho que ficou visível.

9. No item PLOT OFFSET, marque CENTER THE PLOT.

10. Clique em PREVIEW e observe se a folha de desenho coube na folha de plotagem, se ficou na posição correta, etc. Observe que o desenho não está com as configurações corretas, pois as cores e espessuras das linhas ainda serão formatadas adiante (a partir do passo13). Para voltar, clique no botão direito do mouse, EXIT.

11. Se a folha de desenho não coube na folha de plotagem, verifique em CUSTOM PAPER SIZES (ver passo 5) se as dimensões da folha formatada estão corretas e se as margens estão “zeradas”. Após, clique novamente no PREVIEW para ver se o problema foi resolvido. Para voltar, clique no botão direito do mouse, EXIT.

12. Se a folha ficou invertida, escolha a orientação mais adequada para a mesma no item DRAWING ORIENTATION. Clique novamente no PREVIEW para ver se o problema foi resolvido. Para voltar, clique no botão direito do mouse, EXIT.

13. Com base nas cores dos layers especificados, definiremos a cor e a espessura para impressão de cada um. Observe a tabela 16.1, que representa os layers existentes em nosso desenho e suas respectivas cores. Note que alguns layers apresentam cores iguais, mas cada cor será configurada com apenas uma cor e uma espessura para impressão, que valerão para todos os layers correspondentes.

Tabela 16.1Layers existentes no desenho modelo (apartamento)

LAYER
COR
LINHA
ARQ-ALVENARIA
4 (cyan)
continue
ARQ-COTAS
30
continue
ARQ-ELETROS
74
continue
ARQ-ESQ-01
1 (vermelho)
continue
ARQ-ESQ-02
2 (amarelo)
continue
ARQ-ESTRUTURA
6 (magenta)
continue
ARQ-FOLHA
7 (branco)
continue
ARQ-HACHURA
252
continue
ARQ-LINHACORTE
3 (verde)
divide
ARQ-LINHA-01
1 (vermelho)
continue
ARQ-LINHA-02
2 (amarelo)
continue
ARQ-LINHA-03
3 (verde)
continue
ARQ-LINHA-04
4 (cyan)
continue
ARQ-LINHA-05
5 (azul)
continue
ARQ-LINHA-06
6 (magenta)
continue
ARQ-LINHA FINA
1 (vermelho)
continue
ARQ-LINHA MÉDIA
2 (amarelo)
continue
ARQ-LINHA GROSSA
4 (cyan)
continue
ARQ-MÓVEIS
170
continue
ARQ-NIVEL
1 (vermelho)
continue
ARQ-PEÇAS SANITÁRIAS
7 (branco)
continue
ARQ-PISO
8
continue
ARQ-PROJ-01
1 (vermelha)
 hidden (tracejada)
ARQ-TEXTO2
2 (amarelo)
continue
ARQ-TEXTO3
3 (verde)
continue
ARQ-TEXTO4
4 (cyan)
continue
ARQ-VIEWPORT
251
continue

 

14. Com base nas cores dos layers definidos na tabela 16.1 e na hierarquização de linhas exigida pelo desenho arquitetônico, seguiremos o padrão da tabela 16.2.

Tabela 16.2 – Configuração de padrões para plotagem

Cor de layers
(PLOT STYLES)
Cor para impressão
(COLOR)
Espessura para impressão
(LINEWEIGHT)
1 (vermelho)
preto
0.1
2 (amarelo)
preto
0.2
3 (verde)
preto
0.3
4 (cyan)
preto
0.45
5 (blue)
preto
0.53
6 (magenta)
preto
0.6
7 (branco)
preto
0.1
8
8
0.09
30
vermelho
0.1
74
preto
0.1
170
preto
0.1
252
252
0.15
251
251
0.15

Obs.: apesar da cor 251 constar na tabela, não será impressa (ARQ-VIEWPORT)

15. Para criar o arquivo de plotagem com extensão CTB, no item PLOT STYLE TABLE, escolha o arquivo existente ACAD.CTB e clique ao lado para abrí-lo.

16. Para cada cor de layer usado no desenho (em PLOTS STYLES), configure a cor (em COLOR) e a espessura (em LINEWEIGHT) indicadas para impressão na tabela 02. Após configurar todos os itens, clique em SAVES AS, digite o nome do arquivo (ex: padrão-plotagem.ctb), clique em SALVAR e, em seguida, em SAVE & CLOSE.

17. No item PLOT STYLE TABLE, escolha o arquivo padrão de plotagem que acabou de criar.

18. Para uma plotagem com qualidade melhor, marque MAXIMUM no item QUALITY.

19. Clique mais uma no PREVIEW e confira se as cores e espessuras das linhas estão no formato configurado e desejado. Aumente o desenho com ZOOM ou com a barra de rolagem do mouse para checar os detalhes. A linha de corte ficou com “traço e dois pontos”? As paredes estão mais grossas que as portas e janelas? A linha de cota está vermelha?  Para voltar, clique no botão direito do mouse, EXIT.

20. Clique em OK, escolha uma pasta para salvar o arquivo, mude o nome do mesmo se desejar, clique em SAVE.

21. Abra o arquivo PDF que acabou de criar, confira e envie à copiadora para plotagem. Se você tem impressora com formato A4 ou A3 e utilizou uma destas folhas para criar o arquivo PDF, pode imprimir o mesmo diretamente na mesma.

22. Para imprimir o desenho em uma impressora comum sem criar um arquivo PDF ou PLT, no item PRINTER/PLOTER – NAME, marque a impressora desejada e retorne ao passo 5. Lembre-se de que a partir da segunda plotagem, se você não mudou a cor de algum layer, não precisará criar um novo arquivo CTB, podendo escolher o arquivo existente no item PLOT STYLE TABLE.

Gerou o arquivo PDF e apareceram linhas pontilhadas no lugar de alguns textos? Veja como resolver na Aula 24.

Ficou com alguma dúvida? Trabalha de outra forma com algum dos passos apresentados? Conhece algum “macete” sobre este assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários.

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

 

Veja o passo a passo desta aula no Vídeo 16:

 
 
 

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: