DicasCAD

DicasCAD 16: Como configurar a escala para ser utilizada na montagem das pranchas

Para colocar os desenhos da prancha, em escala de maneira mais rápida, você deve configurar as escalas do projeto antes e salvar estas alterações em seu template. Assim que o template estiver com as escalas mais utilizadas já configuradas e salvas, não será mais necessário, ficar criando ou configurando toda vez que for montar a prancha.
Para começar, você deve configurar as escalas existentes no projeto. Na “Barra de Status” em “Annotation scale of the curren view” de um clique e depois clique em “Custom” para customizar ou criar uma que não esteja na lista.
Ao clicar em “Custom”, aparecerá a seguinte janela, onde primeiro deve-se clicar na escala que você deseja configurar, depois clique em “Edit”.
Logo em seguida, irá abrir a janela do “Edit Scale”, onde deverá ser feita a alteração. Nesta janela, usamos a mesma regra que utilizamos quando entramos com o comando “Z Enter + S Enter”. No quadro “Scale Properties” em “Paper Units” coloque o valor 1000. Em “Drawing Units” fica o fator da escala, como no exemplo, 50. Se você for adicionar uma escala que não esteja na lista. Basta apenas colocar o nome da escala em “Scale Name”. O fator da escala em “Paper Units”, sendo sempre o valor 1000, para unidades de escala para metros. Em “Drawing Units” o coloque o fator de relação, que pode ser a escala que você necessitar, sendo: 10, 25, 50, 75, 100 e assim por diante.
Assim que estiverem configuradas as escalas, você pode deletar as escalas que não for utilizar. De um clique na escala que deseja apagar e depois clique em deletar.
O ideal é deixar apenas as escalas mais utilizadas, para que fique menos informações na lista quando for procurar uma escala para aplicá-la. Neste figura abaixo, estão apenas as escalas que utilizo, mas você pode criar mais ou deletar alguma.
Após tudo configurado, salve em seu template, assim não precisará fazer este processo novamente. Veja a imagem abaixo, e confira como ficou a configuração atual para as escalas.
Vale lembrar que esta configuração de escalas, não se aplicam na criação do projeto. O projeto é sempre desenhado na escala 1:1. Estas configurações, só serão utilizadas no “Paper Space” quando for colocar o desenho na escala desejada.
No próximo post, ensinarei a colocar o desenho em escala na prancha e aplicaremos os ensinamentos deste tutorial. Para um melhor aprendizado, acompanhe o próximo post.
 Para ver o tutorial: “Ajustando a escala da prancha de maneira fácil e rápida“, no qual utilizaremos estes conhecimentos clique aqui.
premium

Sobre o Autor

  • João Goes

    Sou graduando em Arquitetura e Urbanismo na UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Atualmente estou cursando o 9º semestre.

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: