• Por José Eduardo Rendeiro

  • Compartilhe

  • 02/05/2016

  • 127 Visualizações

AutoCAD 2017

Novidades do AutoCAD 2017 │9 – Melhorias nos Textos, Cotas e Layers

premium

Textos – Uma mudança significativa no AutoCAD 2017 foi a edição de textos. Nas versões anteriores do Autocad quando você queria editar um texto e saia do comando você tinha que clicar duas vezes sobre o texto para voltar a editá-lo. Agora ao entrar no texto, você consegue editá-lo continuamente até que encerre o comando. (Fig. 1 e 2)

autocad-2017-novidades-09-01Fig. 1 – Editando um texto de maneira simples nas versões antigas do AutoCAD.

.

autocad-2017-novidades-09-02Fig. 2 – Editando textos de forma múltipla no AutoCAD 2017.

.

Quando, na linha de comando, se digita o TEXTEDIT, ao clicar em Mode há a opção Multiple.  Essa opção é a responsável de se poder editar o texto sem ter que entrar e sair do comando. Se for alterado para single a edição de texto passa a funcionar como nas versões anteriores do AutoCAD. (Fig. 3)

autocad-2017-novidades-09-03Fig. 3 – Nova opção Multiple para edições múltiplas no AutoCAD 2017.

.

Cotas. A variável DIMLAYER permite que, quando se aplique as cotas, elas vão automaticamente para o layer criado para as cotas. Nas versões anteriores do AutoCAD isso acontecia apenas se fosse utilizado o comando DIM. Agora não, qualquer comando de cota da guia Annotate vai direto para o layer cotas criado.

Para isso, digita-se na linha de comando DIMLAYER e coloca-se o layer das cotas, aqui no chamado ARQ-COTAS. Daqui para frente, qualquer dimensionamento que for feito, ele irá automaticamente para esse layer. (Fig. 4)

autocad-2017-novidades-04-11Fig. 4 – Variável DIMLAYER.

.

Veja nos exemplos abaixo. Primeiro desenha-se um retângulo e um círculo no layer 0. (Fig. 5)

autocad-2017-novidades-05-12Fig. 5 – Desenhando um retângulo e um circulo no layer 0.

.

Em seguida aplica-se algumas cotas e elas vão automaticamente ao layer ARQ-COTAS sem você tem que se preocupar de ficar trocando de layer toda vez que for cotar. É interessante inclusive, que o DIMLAYER seja aplicado logo no início do desenho ou no próprio template. (Fig. 6)

autocad-2017-novidades-06-13Fig. 6 – Cotas indo automaticamente para o layer ARQ-COTAS.

.

Layers – Em relação aos layers, o AutoCAD 2017 agora apresenta a variável HPLayer. Com essa variável você cria um layer para as hachuras e toda vez que aplicar uma hachura ela vai automaticamente a esse layer. Veja por exemplo, não temos um layer para hachuras em nosso desenho. (Fig. 7)

autocad-2017-novidades-06-07Fig. 7 – Layer Hachuras inexistente.

.

Chamamos a variável HPLAYER e nela criamos um layer ARQ-HACHURAS. (Fig. 8)

autocad-2017-novidades-09-08Fig. 8 – Criando o layer ARQ-HACHURAS através do HPLAYER.

.

O layer ARQ-HACHURAS será criado e você pode alterar a sua cor, inclusive. No exemplo, desenhamos um retângulo no Layer 0 e ao aplicar  a hachura ela entra automaticamente no layer criado. (Fig. 9)

autocad-2017-novidades-09-09Fig. 9 – Hachura aplicada automaticamente no layer ARQ-HACHURAS.

.

Essas são apenas mais algumas novidades do AutoCAD 2017. Se você quiser aprender o AutoCAD conheça os nossos cursos em  https://construir.arq.br/cursos/autocad-2d/

 

 

unspecified

Sobre o Autor

  • José Eduardo Rendeiro

    Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie com atividades em escritórios de arquitetura e construções, além de projetos próprios. Trabalha com Autocad, Sketchup e Revit e dá suporte e produz conteúdo para Cursos Construir além de traduzir e escrever artigos de Arquitetura e Plataforma BIM para blogs específicos.

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: